Com a explosão de produção de conteúdos na era da web 2.0, assistimos a valorização do comunicador. E junto a esse fenômeno percebemos que o profissional de comunicação está conquistando um novo espaço. Ele deixa o posto de mero produtor para assumir uma posição mais estratégica, a de gestor da comunicação. A grande questão não é produzir conteúdo, mas sim ser eficiente e eficaz no ato de comunicar. Os dados estão em nosso entorno, mas quais deles serão capazes de sensibilizar o meu público alvo?
Muitos pensadores da teoria da comunicação diferenciaram o que seriam meros dados da chamada informação propriamente dita. Thayer (1968) conceituou dados como os estímulos disponíveis ao redor do comunicador. Para o autor apenas quando se presta atenção e se interpretam os dados é que esses se convertem em informação. A informação está baseada na criação de significados. É um processo pessoal. Os significados estão nas pessoas e não nas palavras, objetos e coisas. É preciso entender as percepções que o público alvo tem da realidade e gerar informação direcionada, com objetivo e estratégia para que a comunicação tenha eficácia.
Com a avalanche de informação disponível na web o comunicador torna-se hoje um tradutor de significados, um estrategista na organização e no direcionamento da informação, e também um mensurador de resultados efetivos em relação aos investimentos realizados por corporações, instituições e até por veículos de comunicação.