Qual é o novo tamanho das publicações do feed do Instagram? A dúvida surgiu entre usuários da rede social depois de a plataforma atualizar o formato de exibição das publicações do feed de perfis, em janeiro.
Com a atualização, a página de perfil do Instagram ficou mais parecida com a do TikTok, que também mostra miniaturas na vertical.
O layout das fotos e vídeos, que antes eram quadrangulares, agora é retangular. Em agosto de 2024, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, revelou que a empresa estudava a verticalização do feed, por ser “mais atual para os registros de foto e vídeo”.
No início deste ano, Mosseri afirmou em publicação nos stories que a mudança pode ser “um pouco incômoda” no início. Mas declarou ser uma evolução necessária.
“Sei que muitos gostam dos quadrados, que são parte do legado do Instagram. Mas, a longo prazo, acho que as pessoas ficarão felizes por verem mais de suas fotos e vídeos na proporção original”, ressaltou.
Adam Mosseri, CEO do Instagram
Segundo ele, o novo formato busca melhorar a visualização e, com isso, aumentar ainda mais o tempo de tela, engajamento e a quantidade de interações, como comentários.
Os impactos nos perfis
A Meta implementou, junto à mudança, uma ferramenta de edição que permite inserir uma borda, branca ou preta, nas mídias do perfil para adequá-las ao novo formato. O novo recurso possibilita aos usuários ajustarem fotos que tenham ficado “cortadas”. Além disso:
- O novo formato abre oportunidades para criadores de conteúdo e marcas elaborarem campanhas mais criativas e estrategicamente alinhadas à experiência imersiva.
- Os conteúdos parecerão mais “naturais” para quem consome a plataforma em dispositivos móveis, tornando a navegação mais fluida.
- As publicações que não seguirem os padrões recomendados terão menor relevância, o que coloca à prova a adaptação de usuários que postavam de forma mais casual.
- A plataforma ajustará automatizações, priorizando conteúdos originais bem produzidos.
- O design vertical se adapta melhor à tela dos smartphones, facilitando a visualização sem a necessidade de rolar horizontalmente.
Qual é o novo tamanho do feed do Instagram?
Para garantir que seus conteúdos fiquem otimizados no feed atualizado, o Instagram recomenda:
- Fotos: Utilize a proporção 3:4, ideal para registros fotográficos mais detalhados.
- Vídeos: A proporção 9:16 continua sendo o padrão para gravações verticais.
Antes de capturar imagens ou vídeos, configure a câmera do dispositivo para os formatos sugeridos. Adicionar bordas brancas ou pretas pode melhorar a apresentação do seu conteúdo. As bordas brancas criam um contraste suave, tornando a imagem mais limpa. Já as bordas pretas destacam o conteúdo, ideal para vídeos dinâmicos.
Como alterar o tamanho da foto no feed do Instagram?
1) Em seu perfil, clique na imagem que você deseja alterar.
2) Selecione os três pontinhos que ficam em cima da imagem e, depois, em “Ajustar prévia”.
3) Selecione “Ajustar” – se a imagem for vertical, você pode arrastá-la para cima ou para baixo para encontrar o melhor corte. Se ela for quadrada ou horizontal, a imagem aparecerá automaticamente com bordas brancas em cima e embaixo para se adequar ao layout vertical.
4) Caso a imagem seja quadrada ou horizontal, duas outras opções aparecem: “Preencher”, para a foto ocupar todo o espaço, e “Plano de fundo”, para exibir bordas pretas em cima e embaixo.
5) Feitos os ajustes, toque em “Concluir” para que as mudanças sejam aplicadas.
Mais novidades
Além das mudanças no feed, o Instagram trouxe outras atualizações e tem planos para lançar mais ferramentas ao longo de 2025:
- Reels de até 3 minutos.
- Programar postagens diretamente no app, sem a necessidade de ferramentas externas.
- Áudio personalizado nos Stories. Você pode carregar seus próprios áudios, permitindo uma personalização ainda maior.
- Compartilhamento de Reels em grupos exclusivos.
- Criação de imagens com IA nos Stories.
- Dublagem de Reels por IA.
O Instagram está mudando. Sua estratégia de digital também precisa mudar.
As constantes atualizações da plataforma desafiam marcas e criadores de conteúdo a se adaptarem rapidamente. O novo feed vertical, as mudanças nos formatos de imagem e a priorização de conteúdos originais impactam diretamente o alcance e o engajamento.
Se sua marca não estiver preparada, pode perder relevância e visibilidade para a concorrência. Como garantir que suas postagens continuem performando bem? Como criar campanhas eficazes nesse novo cenário?
Uma agência de marketing digital pode ser sua maior aliada nesse momento. Com expertise em tendências, formatos e engajamento, ajudamos você a transformar mudanças em oportunidades.
Quer um planejamento estratégico atualizado para o Instagram? Entre em contato e descubra como podemos potencializar sua presença digital.