O Marketing de Influência, ou influencer marketing – termo original em inglês, é a uma estratégia de Marketing Digital que envolve produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos extremamente engajados.

Como benefício, espera-se que esses influenciadores interfiram nas decisões de compra dos seus seguidores a favor de uma determinada marca. Isso acontece porque os influencers estabelecem uma relação de confiança com seus públicos.

O Marketing de Influência na sua estratégia digital

Utilizar o Marketing de Influência na sua estratégia digital é transmitir, por meio de uma voz reconhecida, admirada e detentora de confiança, informações que influenciam na jornada de compra de um grande número de pessoas de forma a favorecer sua marca.

Um ótimo exemplo disso é como a marca Pantone se relaciona com o arquiteto e decorador Maurício Arruda e, em consequência, como os seguidores do influenciador acabam sendo impactados. Dê uma olhada no post realizado pelo Maurício e nos comentários dos seguidores; já dá para imaginar como funciona um pouco.

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Por que investir em Marketing de Influência?

O marketing de influência está crescendo mais rápido do que os anúncios digitais tradicionais.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo feito pela SocialChorus, campanhas de marketing de influência podem captar um engajamento 16 vezes maior do que a publicidade paga em meios de comunicação.

Quais os benefícios do Marketing de Influência?

Os benefícios da sua marca ou empresa se aproximar do Marketing de Influência e trazer para o seu plano de ações de 2021 toda a força dos influenciadores digitais são inúmeros. Mas, separei aqui 4 deles que, na minha opinião, são os mais importantes e merecem a sua atenção redobrada:

Promove brand awareness

O ambiente digital democratizou o acesso à informação e revolucionou o comportamento de consumidores, portanto o marketing de influência pode expandir seu alcance e posicionamento online.

Os usuários das redes sociais começarão a saber mais sobre sua marca, sobre sua história, quais as soluções e serviços que você oferece. A chave para alavancar uma estratégia com um influenciador é garantir que você esteja fornecendo conteúdo valioso, que adicione a sua presença não só em blogs como também nas redes sociais, garantindo valor em ambos os lados.

Atinge o público-alvo de forma efetiva

Esse é um grande benefício, pois, por meio de influenciadores relevantes, seu conteúdo é visto por usuários que já estão interessados em seu nicho. Você não precisa gastar fundos adicionais para testar e encontrar seu público – o influenciador já promoveu este público nas redes sociais.

Cria confiança

Os influenciadores digitais possuem uma relação de confiança e credibilidade com seus seguidores que, na grande maioria, respeitam o seu conteúdo e suas recomendações. Sendo assim, se conectar com o influencer ideal gera confiança, admiração e respeito para a sua marca e negócio.

ROI

De acordo com a Nielsen Catalina Solutions, conteúdo de influenciadores gera 11 vezes mais resultado do que campanhas tradicionais. Além do aumento no número de vendas, existem os benefícios de melhora da imagem da marca, brand awareness, engajamento com os seguidores, etc.

Como escolher um influenciador digital?

A escolha de um influenciador digital para se relacionar com a sua marca não é uma tarefa fácil. Mas, quero dividir com você dois textos com uma série de dicas a respeito dessa parte do trabalho.

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O primeiro deles traz uma receita básica de como escolher influenciadores digitais perfeitos para a sua empresa; e, o segundo, vai um pouco mais a fundo, e apresenta 3 dicas para encontrar micro influenciadores digitais.

Os micro-influenciadores digitais conseguem conversar com um público menor, mais específico da sua região e que estão muito interessados em saber como aquela campanha pode impactar localmente a sua vida. É algo para você ficar de olho também.

Planeje suas ações com os influenciadores digitais

Após encontrar o influenciador ideal para sua estratégia, é necessário entrar em contato com ele para conversar sobre a contratação e como a ação será realizada.

Caso ele concorde em trabalhar com a sua marca, formalize o acordo por meio de um contrato formal, com todos os deveres e ações detalhadas, assim você garante limites e o que foi acordado será realizado.

Estruture a ação em conjunto com o influenciador, alinhando expectativas e detalhes relevantes como o tempo de veiculação e exigências de exclusividade.

Curtiu conhecer um pouco mais sobre o Marketing de Influência e como ele deve estar necessariamente presente no seu planejamento de 2021? Se quiser eu posso compartilhar contigo vários cases que já trabalhei aqui na Trama para clientes como Intelbras, Gimba etc.