Não tem jeito! Na indústria alimentícia, o marketing é um ponto fundamental para atingir diretamente os consumidores e suas escolhas nas gôndolas.

Dentro desse cenário, temos ainda uma questão atual e que está sempre nas conversas sobre comunicação: o mercado alimentício é um dos que mais movimenta o marketing de influência. De acordo com o Meio & Mensagem, por exemplo, a categoria de  “alimentos e bebidas” está entre as mais interessadas em ações com influenciadores.

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O jornal Meio&Mensagem aponta crescimento na demanda das marcas em ações digitais.

Se isso já era uma realidade antes da pandemia, agora então nem se fala. Afinal, as pessoas começaram a passar mais tempo em casa, respeitando o isolamento social. Consumir as refeições em casa se tornou ainda mais comum e os alimentos ganharam mais destaque. Quer ver?

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Pois é! A alimentação ganhou ainda mais destaque na pandemia. E, com essa exposição, logo as marcas se movimentaram para trazer lançamentos de acordo com as novas tendências do setor alimentício e reforçar produtos já existentes no portfólio que atendiam as urgências do mercado, como alimentos mais saudáveis. Tudo isso, claro, fez as fabricantes investirem no marketing de influência.

3 dicas para ter sucesso com o marketing de influência no setor de alimentos

1- Dê valor aos atributos do produto

Para evitar que o público-alvo tenha algum tipo de rejeição ao influenciador escolhido, primeiro estude muito bem o alimento em questão. E aqui vale tudo: desde a formulação até a embalagem.

A área alimentícia precisa dar mais atenção em relação às características como um todo de um produto, principalmente agora, que as pessoas estão cada vez mais atentas aos rótulos, seja na busca por saudabilidade ou indulgência.

E não é só isso. Os consumidores buscam as marcas que estão preocupadas com o meio ambiente e contribuem para o desenvolvimento social.

Por isso, você precisa conhecer todos os principais atributos e alinhar os objetivos de comunicação com a fabricante em questão. Feito isso, é hora de compartilhar com o influenciador, via briefing e roteiro, todas as informações técnicas do produto.

2- Conheça os hábitos de consumo do influenciador

Uma campanha de sucesso no setor alimentício está totalmente relacionada com a escolha do influenciador digital. Ele precisa estar alinhado com o produto e a missão da fabricante, para passar credibilidade na ação.

Vamos de exemplo? O seu produto contém açúcar. Isso quer dizer que o creator precisa consumir esse ingrediente, ou seja, não pode ter uma dieta muito restrita. Caso contrário, não passará confiança. Ou ainda: o seu lançamento é fitness, com baixa caloria e formulação focada em saudabilidade. Que tal fechar com alguém que tem uma rotina focada em exercícios e alimentação saudável?

Além disso, se sua marca é 100% vegana, por exemplo, não faz sentido contratar um influenciador que prefira refeições equilibradas, mas que consome proteína animal. Você precisa de alguém vegano para atingir seu público-alvo com segurança e autoridade.

3- Criatividade é de extrema importância

Os alimentos devem ser explorados no mercado de marketing de influência. Até porque, hoje em dia, as pessoas valorizam os alimentos mais do que nunca nas redes sociais. Prova disso é o movimento pãodemia, que nasceu na pandemia fazendo com que o público compartilhasse imagens de pães caseiros no Instagram.

A comida é algo totalmente visual! Por isso, a criatividade é de extrema importância para entregar conteúdo a um público cada vez mais engajado.

Fotos bonitas são essenciais, assim como o influenciador inserir o alimento em questão na sua rotina. Vale ainda campanhas com receitas diversas, ações institucionais mostrando posicionamento de marca, lives e muitos Reels.

O que não pode falar? O influenciador comendo o produto! Isso traz credibilidade e, de quebra, os seguidores serão impactados com a vontade de consumir o alimento.

Bônus 😉 Dois cases do Grupo Trama Reputale para inspirar sua próxima ação de Marketing de Influência

Lançamento dos Bolinhos Adoleta

Em parceria com a Seven Boys, nosso cliente do núcleo de RP, desenvolvemos uma ação de marketing de influência que tinha como objetivo fazer o bolinho Adoleta chegar às pessoas com a mesma mensagem: sabor da infância e resgate de momentos marcantes.

Então, aproveitamos as redes sociais para mostrar aos consumidores que as crianças que comessem o produto poderiam guardar para sempre em suas memórias o sabor. E, em contrapartida, os pais, ao consumirem os bolinhos, fariam uma viagem inesquecível para a época em que eram crianças.

Bacana, né? Quer saber mais detalhes sobre o case? Só clicar aqui.

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Imagem do Pres Kit desenvolvido em parceria com a Seven Boys.

Lançamento Do Forno Australiano

Em parceria com a Wickbold, nosso cliente do núcleo de RP, aproveitamos o lançamento de mais um produto da linha Do Forno – o pão australiano – para emplacar uma ação de Marketing de Influência super bacana.

O objetivo era falar com os consumidores que buscam unir sabor e saudabilidade nas refeições, já que o produto é integral.

Estruturamos uma campanha para gerar awareness e lembrança de marca, dividida em duas etapas: na primeira, elaboramos uma ação orgânica com o envio de um press kit personalizado; e, na segunda, contamos com a participação da influencer Paola Antonini, símbolo de empoderamento feminino.

Quer saber mais? Corre aqui e veja tudo o que rolou na ação!

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Imagem do press kit aberto.