Com a transformação do ambiente organizacional físico para o digital, é possível observar o avanço da relevância de estratégias de Marketing Digital, já que a taxa de engajamento de uma organização nas redes sociais é a principal forma de observar o desempenho da sua presença online e o relacionamento com audiências estratégicas, fator que influencia diretamente no seu processo de reconhecimento.

Nesse contexto, a presença digital de uma organização é o que define seu alcance, uma vez que é necessária uma otimização dos algoritmos de busca para que o conteúdo se torne relevante a ponto de aparecer entre os primeiros resultados em pesquisas dos usuários ou de maneira orgânica, entre a sugestões de conteúdo da timeline.

SEO para redes sociais

À técnica de ranqueamento e relevância de resultados damos o nome de SEO (da sigla em inglês, Search Engine Optimization), na qual, além do conteúdo ativo, estratégias como as palavras-chave utilizadas no título e no corpo do texto são indispensáveis para potencializar seu alcance.

Deste modo, ainda que não exista uma receita única que garanta o sucesso constante das postagens, existem algumas dicas estratégicas que podem melhorar o alcance e o engajamento das publicações de maneira orgânica, partindo, principalmente, dos critérios de SEO para mídias sociais.

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4 dicas para melhorar a performance dos seus posts

1- Utilização correta de hashtags

De maneira simples, as hashtags funcionam como palavras-chave que são transformadas em “links agregadores”, nos quais o usuário pode clicar e ser direcionado a uma página que reúne diversos posts sobre o mesmo assunto.

Sendo elementos importantes para a localização de conteúdos nas redes sociais, o uso adequado das hashtags facilita o a busca pelos posts nos quais estão inseridas, além, é claro, de ampliar seu alcance.

Por sua capacidade de organizar e entregar conteúdo de maneira assertiva, incluir hashtags é uma estratégia muito utilizada quando falamos de Inbound Marketing, já que além de público-alvo já consolidado, também atinge potenciais públicos que estão pesquisando sobre o assunto em diferentes canais, podendo atraí-los para o seu conteúdo de forma espontânea.

2- Acessibilidade

Com as ferramentas de voz para a leitura de legendas e metadados inseridos em conteúdo digital, é possível ampliar o alcance das publicações ao torná-las acessíveis para pessoas com deficiência visual, por meio de uma descrição completa e detalhada do conteúdo do post, possibilitando seu consumo integral por um público maior. Além disso, é de extrema importância que conteúdos audiovisuais também possuam legendas, a fim de incluir pessoas com deficiência auditiva.

Como exemplo dessa descrição, podemos incluir os posts do Instagram da CISP (Centro de Informações de São Paulo), cliente do Núcleo de Digital do Grupo Trama Reputale. É muito comum observar a hashtag #PraTodosVerem ao final das legendas das publicações, na qual a imagem contida no post é descrita em detalhes.

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Print da legenda de um dos posts do cliente CISP. Aqui também é possível observar a inclusão das hashtags relacionadas ao assunto tratado na publicação.

Mas muito além de melhorar a performance pela acessibilidade percebida pelos algoritmos das plataformas, a prática garante a inclusão e amplo acesso à informação, previstos na Lei de Acessibilidade Digital, de 2015.

3- Utilização de emojis e bullet points

Uma estratégia bastante utilizada tanto para a simplificação da leitura quanto para o aumento do engajamento no post, é a utilização de emojis na legenda como forma de “ilustrar” o que está sendo dito e orientar uma leitura dinâmica.

Atrelado a esses emojis, o conteúdo da legenda pode estar contido em bullet points, ou seja, pequenos tópicos resumindo o conteúdo trazido pelo post, de modo a proporcionar uma leitura rápida, simples e esclarecedora. Esses dois recursos também estão presentes nas postagens da CISP, onde é possível observar a divisão em tópicos, os emojis para separá-los e o link de direcionamento para o conteúdo completo.

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Print do post de Dia das Mães do cliente.

Incluir emojis também estimula o engajamento da audiência, dado que pontos relevantes do texto ficam em destaque e podem ser construídos de maneira a fomentar a discussão e compartilhamento.

4- Perguntas de engajamento

Outra estratégia que confere um caráter dinâmico pode ser conferida em posts que apresentem perguntas aos usuários, gerando uma grande participação nos comentários e até mesmo citação de terceiros, convidando-os a interagir e, dessa forma, passam a ter contato com o conteúdo da página, se tornando um público em potencial.

Esse método é muito utilizado pela corretora de criptomoedas NovaDAX, também cliente do Núcleo de Digital do grupo, que frequentemente realiza campanhas de engajamento, como o desafio do campeonato de futebol Paulistão, no qual o usuário deveria acertar o placar e marcar um amigo para ganhar criptos.

O desafio gerou uma forte adesão por parte dos usuários, com o grande volume de comentários e menções. Além desse desafio, posts eventuais que solicitam a participação dos seguidores, como perguntas sobre desejos de listagem, também geram um engajamento espontâneo expressivo para a conta.

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Print de um post do Instagram do cliente, do desafio do Paulistão.

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Print de um dos posts de engajamento no Instagram, relacionados aos pedidos de listagem dos usuários.

No caso desta prática, é de extrema importância que as perguntas sejam apresentadas em destaque no visual Hook (arte ou vídeo) da publicação, ao invés de serem incluídas somente na legenda. Ainda que finalizar as legendas de publicações com perguntas seja uma boa prática, no caso de publicações cujo foco seja o debate e a participação ativa da audiência, elas devem ser o centro das atenções.

 

Essas são quatro práticas que causam impacto na performance das publicações e são simples de serem aplicadas a qualquer formato, dentre diversas formas de se investir em conteúdo para fortalecer a presença digital de sua organização, partindo de planos de comunicação estratégicos que podem garantir um grande engajamento nas redes e trazer resultados positivos para a sua reputação e presença digital.

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