Colin Firth (foto) é rei George VI, monarca britânico, gago e com imensas dificuldades para se comunicar

Em prévia ao Oscar 2011, vale a pena um “pulinho” no cinema para conferir dois excelentes filmes que tratam sobre a temática da comunicação em diferentes prismas. O primeiro deles é o já popularizado “A Rede Social“, uma espécie de biografia não-autorizada de Marck Zuckerberg, um dos idealizadores do Facebook, rede de relacionamento que se tornou uma verdadeira febre não apenas entre os cidadãos comuns, mas também para as próprias empresas comunicarem-se com seus consumidores e parceiros. Para quem não conhece muito o criador do Facebook ou sobre a funcionalidade da plataforma criada por ele, o filme derruba de vez todos os mitos e as dúvidas pertinentes. Fala bastante sobre a capacidade de inovação das pessoa, do fato de que o mundo precisa tanto de pessoas que tenham coragem de fazer o que ainda não foi feito, como a própria idéia colocada em prática por Zuckerberg e um grupo de amigos de Harvard.

Outra grande aposta dos críticos é “O discurso do Rei”. Um dos melhores filmes que podem ser vistos sobre a arte de falar em público e como, em determinados momentos da vida, temos que adotar posturas e lidar com diferentes pessoas, despindo-se de nossos medos. Colin Firth, impagável no papel de Rei George VI, é um monarca britânico que assume o trono após a morte de seu pai e a renúncia de seu irmão mais velho em ocupar o posto. Porém, ele sempre foi gago e muito inseguro ao falar. Procura um terapeuta para tratar o problema, mas descobre que a verdadeira força vem de dentro de si e da segurança de assumir uma posição em prol do País que atravessava momentos dificeis durante a II Guerra Mundial contra a Alemanha de Hittler, cuja eloquência dos discursos são alvos de estudo até os dias atuais. A história é verídica e o roteiro belamente trabalhado. Vale a pena , sobretudo para quem gosta de um bom media training. Fica a dica.

Quer saber mais sobre os filmes? Acesse: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/850963-a-rede-social-e-o-discurso-do-rei-devem-polarizar-disputa-pelo-oscar.shtml