Um dos maiores desafios em campanhas de Marketing de Influência é a assertividade do conteúdo. Nos dias de hoje, o público exige mais e é atraído por ações orgânicas nas redes. Nesse contexto, com naturalidade e autenticidade, um grupo está ganhando cada vez mais espaço no mercado: os Microinfluenciadores.

Quem são os Microinfluenciadores?

Microinfluenciadores são pessoas que geralmente possuem um número aproximado de até 100 mil seguidores. Eles atuam em plataformas como Instagram, YouTube, TikTok, entre outras redes sociais.

Ao contrário dos influenciadores macro ou celebridades online com milhões de seguidores, os microinfluenciadores geralmente têm um número mais limitado de seguidores. No entanto, esses produtores de conteúdo são altamente especializados em nichos específicos, como moda, beleza, fitness, culinária, viagens, entre outros. Isso os torna mais acessíveis, autênticos e confiáveis para seus seguidores.

Microinfluenciadores tendem a ter um maior engajamento. Isso acontece porque eles conseguem criar conexões mais próximas e pessoais com seus seguidores. Eles costumam interagir regularmente com seus seguidores, respondendo a comentários e mensagens diretas, o que ajuda a construir relações de confiança e fidelidade. Os Microinfluenciadores são atraentes para marcas e empresas. Isso porque eles tem um grande impacto e estão envolvidos com uma comunidade segmentada. Dessa forma, é possível alcançar públicos específicos.

Colaborações com Microinfluenciadores podem ser mais acessíveis em termos de custos em comparação com grandes influenciadores, além de oferecerem um retorno de investimento potencialmente mais efetivo devido à conexão autêntica e ao engajamento com o público-alvo.

De acordo com o “Estudo sobre Impacto das Ações de Influenciadores no Brasil”, realizado em 2021 pela Zeeng, plataforma de monitoramento competitivo no ambiente digital, são os Microinfluenciadores que mais geram engajamento no Instagram e em notícias.

Para apostar nessa tendência, a seguir, apresentamos razões para utilizá-los em estratégias de marketing de influência:

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3 Razões para utilizar Microinfluenciadores

1) Público altamente engajado

Em comparação com influenciadores maiores, os Microinfluenciadores costumam ter um público mais fiel e próximo, tendo em vista que suas interações são mais diretas, pessoais e próximas com seus seguidores. Além disso, normalmente, são especialistas em nichos específicos, tornando-se autoridades em determinados temas, isso significa que podem compartilhar informações com mais credibilidade. Dessa forma, as marcas geram mais confiança e credibilidade diante da audiência.

2) Melhor Custo-benefício

Os Microinfluenciadores podem ser uma opção mais acessível para as marcas e empresas que estão começando ou possuem um orçamento limitado para realização de ações nesse segmento, pois costumam cobrar menos para divulgar uma marca ou produto, o que torna mais fácil para as empresas alcançarem um público maior e obterem um retorno sobre investimento mais significativo.

Por isso, a relevância dos Microinfluenciadores pode ser medida não só pelo engajamento e segmentação do seu público, mas também pela eficiência em termos de menor custo e maiores resultados.

3) Autenticidade na Criação de Conteúdo

Os criadores e influenciadores digitais menores costumam ser mais autênticos e genuínos no contato com seus seguidores, assim como nas suas recomendações e avaliações de produtos, por exemplo. Isso acontece, porque eles tendem a se concentrar em criar relacionamentos de confiança e autenticidade com seus seguidores, o que os torna uma audiência mais engajada, mesmo sendo relativamente menor. Isso contribui para empresas e marcas construírem credibilidade e uma boa reputação diante do seu público-alvo.

De fato, os Microinfluenciadores podem ser uma opção interessante para estratégias de empresas que desejam atingir um público engajado em um nicho específico, com um custo menor e conteúdos mais autênticos, para que suas campanhas de marketing sejam eficazes, gerando mais resultados e engajamento para as marcas.

Nós podemos te ajudar!

Aqui no Grupo Trama Reputale, somos especialistas em campanhas estratégicas de Marketing de Influência. Nossa equipe usa uma metodologia de criação de conteúdo baseada em cocriação com o influenciador, que pode ser usada também para causas e campanhas, aumentando a presença e o engajamento do público-alvo da marca no mundo digital.

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