O fenômeno dos microblogs – site de postagens curtas e compartilhadas por meio de redes sociais – chamou a atenção na Campus Party 2009. A palestra de Raquel Recuero, do Social Mídia, traçou um panorama da utilização dessa ferramenta, com destaque para o Twitter, solução de micropostagens surgida em 2006, que detém a hegemonia de público no segmento.
Para a apresentação, Recuero utilizou dados de pesquisa desenvolvida em seu blog, o Social Media. O público twitteiro – termo usado para definir quem usa o Twitter – é predominantemente masculino (apenas 38% são mulheres) e o utiliza principalmente para divulgar links (74% dos questionários) e como fonte de informações (75%).
Um interessante case discutido na palestra foi o do avião que caiu no Rio Hudson, esse mês. A notícia saiu em primeira mão no Twitter para depois ser repercutida nos demais veículos de comunicação de todo o mundo.
Todos esses dados mostram que apesar de ser ainda muito experimental, o Twitter deve ser observado com atenção pelos profissionais de comunicação como um interessante canal direto com o público final. Confira um vídeo da palestra de Raquel e algumas outras da Campus Party.