Eles conseguem gerar identificação com os seguidores de uma forma estratégica e, consequentemente, ajudam a impulsionar as marcas nas redes sociais. Saiba, nesse texto, porque e como atuar com esse perfil de influenciadores digitais.
Desde o início do isolamento social, que foi causado pela pandemia de Covid-19 no Brasil, a população está vivendo um período atípico, principalmente na forma de consumir notícias, buscar por entretenimento e se relacionar. Essa nova realidade fez com que as redes sociais passassem a ser a ponte para que tudo isso pudesse acontecer de forma segura, através dos smartphones e computadores.
Tal cenário é confirmado pelos dados da Kantar, consultoria especializada em pesquisa de mercado, que indica que o Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram um crescimento de uso de 40% na pandemia. Esse resultado é um ótimo exemplo de como as pessoas passaram a utilizar as redes sociais de forma mais significativa nessa fase.
Como consequência desse novo movimento, é possível identificar algumas mudanças no mercado de Marketing de Influência. Entre elas, a visibilidade e o aumento da relevância dos Influenciadores Digitais, principalmente dos chamados Micro Influenciadores.
Micro Influenciadores: Quem São?
Os micro influenciadores são usuários ativos nas redes, que possuem em média de 25 a 100 mil seguidores. Apesar de contarem com uma audiência relativamente menor do que as celebridades da web, a forma como se relacionam com o público é o que chama a atenção.
Eles conseguem gerar identificação com seus seguidores de uma forma estratégica, por meio das histórias que contam, a narrativa que utilizam, os produtos que indicam. Tudo está muito próximo ao estilo de vida das pessoas que os seguem e isso faz com que eles tenham um engajamento proporcionalmente maior do que os usuários que possuem mais seguidores. Consegue perceber como tudo acontece e faz diferença no marketing digital?
O que impulsiona os Micro Influenciadores?
Conteúdos informativos e atraentes! É isso que impulsiona esse aumento na busca das pessoas por conteúdos online. É evidente que esse período que o mundo está passando já deixa sinais de transformação na forma de se comunicar e consumir conteúdo por meio dos micro influenciadores.
Basta ver que este criador de conteúdo pode receber um produto para testar, contar suas percepções nos stories, fazer com que o público experiencie aquele momento. Na sequência, a pessoa do outro lado da tela só precisa “arrastar o dedo pra cima” e já é levado para o site de compra do item. Com um simples toque, em poucos minutos, ele teve o primeiro conto com o produto e já efetuou a compra.
Esse passo a passo já se tornou algo muito comum dentro desse universo. Por isso, é importante que cada vez mais as marcas, junto com os influenciadores digitais, se preocupem em produz conteúdos relevantes e conscientes para o público.
A força dos Influenciadores Digitais
Levantamento realizado pelo Instituto Qualibest para a Spark, no ano passado, mostra que 76% dos brasileiros já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores digitais. Esse número aumenta para 82% entre as pessoas que prestam atenção nas publicações pagas.
Resultado: o período de pandemia tem favorecido os micro influenciadores que estão preocupados em compartilhar conteúdos relevantes com seus seguidores. Já por outro lado, os consumidores estão mais preocupados em receber esses conteúdos de qualidade, em busca de consumir algo que faça parte do seu universo e possa ser relevante para o dia a dia. Ou seja, essa pode ser a hora ideal para você investir nesse tipo de ação.