Segundo a YOUPIX e a GFK, 77% dos profissionais de marketing concorda que influenciadores trazem um resultado maior que nenhum outro tipo de comunicação digital. Dentro desse universo, a melhor ideia é: trabalhe com os micro influenciadores!
Os micro influenciadores digitais são pessoas que possuem uma quantidade menor de seguidores. Eles são uma versão dos influenciadores digitais mais badalados, mais segmentados e com maior engajamento proporcional. Ultimamente, eles chamam atenção por lidarem muito melhor com a sua base de fãs.
Isso significa dizer que a correlação direta entre seus seguidores e o nível de envolvimento deles com a produção do influenciador é muito maior.
Olha só o que revela uma pesquisa feita pela Youpix:
Os micro influenciadores podem ser uma escolha assertiva dentro de um planejamento. No caso de ações pagas ou publiposts, eles possuem um custo menor.
Já no quesito engajamento, vale observar que possuem mais conhecimento dentro da segmentação em que atuam e, portanto, geram um grande impacto ao compartilharem suas experiências.
Isso acontece porque, normalmente, eles falam de menos assuntos e se especializam em um ou dois setores. Consequentemente, geram credibilidade e mostram que sabem do que estão falando.
Micro x Macro influenciadores digitais
É importante que você observe o que cada perfil pode fazer de melhor para a sua marca. Alguns podem te trazer entendimento e confiabilidade. Outros podem te dar alcance e prestígio. Para decidir, olhe para a sua estratégia de relacionamento com influenciadores e veja qual a real necessidade em trabalhar com essa galera:
Então os números não importam mais?
É claro que os números importam. Mas, os projetos feitos com os influenciadores digitais têm que ter um foco mais qualitativo e menos quantitativo. Afinal, é um trabalho de relacionamento!
Separei aqui os principais termos que você e sua equipe de marketing devem estar atentas para o relacionamento com influenciadores. É bem simples e dá pra você começar agora!
Cases de Sucesso para inspirar você
Indico que você conheça dois cases de sucesso no relacionamento com influenciadores digitais trabalhados pela equipe da Trama. Tenho certeza que eles ajudarão a te inspirar!
- A Aymoré, do Grupo Arcor do Brasil, apresentou uma campanha inédita. A marca de biscoitos de Minas Gerais mudou por um tempo o nome para Uaimoré, em uma ação que celebrou o orgulho de ser mineiro.
- A Wickbold comemorou 80 anos e apresentou ao mercado seu principal lançamento do ano: a nova linha premium de pães de forma do tipo artesanais Do Forno. A novidade contém duas versões: a Original e a Grãos Ancestrais.