Entenda com a gente quais métricas são importantes e tudo o que você deve analisar para desenvolver suas ações nas redes sociais. Uma pesquisa divulgada recentemente pela YouPix mostra que:
- 83% das empresas consideram que o Marketing de Influência se tornou mais estratégico;
- Além disso, 71% avaliam a iniciativa como algo importante em suas estratégias de comunicação e pretendem aumentar o investimento na área para 2021!
Essa representatividade só leva a crer que é preciso se preparar para mergulhar nesse mercado. Para isso, separamos algumas métricas importantes que você deve considerar para fazer suas campanhas em cada uma das redes sociais listadas abaixo.
O que é mais importante na hora de contratar um Influenciador Digital?
É importante ter em mente que a palavra de ordem aqui deve ser influência! Não pense que é só analisar alcance e exposição na hora de escolher um influenciador para a sua campanha. A influência está muito relacionada a mudança concreta de comportamento, impactando com precisão os seguidores.
Feito isso, é importante você ter em mente quais as métricas que serão avaliadas na sua campanha. Isso é algo que deve ser feito antes de rodar a ação, mas, na prática, não é bem o que acontece.
Na pesquisa sobre ROI e Influência, divulgada pela YouPix, 24% das empresas dizem definir suas métricas após a campanha. Não vá por esse caminho!
Se faça a seguinte pergunta: o que pretendo com essa ação?
- Gerar awareness?
- Gerar leads?
- Aumentar as vendas?
- Intensificar o relacionamento com o consumidor?
Importante: além dos dados das redes sociais, há outras métricas para mensurar uma campanha nas redes sociais. Se o seu objetivo é, por exemplo, aumentar a geração de leads, você deve analisar os números da rede social que vai usar, mas não esqueça também de cruzar essas informações com o número de acessos ao site, os cadastros feitos na plataforma e o aumento das buscas no Google.
Só as informações das plataformas não são suficientes para entender o impacto da campanha. Para cada rede social existe uma linguagem diferente, então é legal que você mapeie todo esse cenário antes de colocar a campanha no ar.
Principais Métricas do Instagram
O Instagram é considerado a rede social mais popular no mundo. Segundo uma pesquisa feita pela Social Bakers, o algoritmo do Instagram terá uma mudança este ano e promoverá novas formas de consumir conteúdo.
Os principais pontos dessa mudança estão relacionados ao interesse, ou seja, os posts serão mostrados de acordo com o interesse relacionado ao conteúdo. Além disso, se um usuário interagiu com seu post, ele visualizará mais vezes o que você posta.
- Alcance: o número de visitantes únicos que visualizaram uma postagem.
- Impressões: referem-se ao desempenho das publicações. Está relacionada ao número de vezes que os posts foram vistos nas redes. Nesse caso, as visitas são computadas mais de uma vez.
- Interações: são os comentários (é importante fazer uma tabela para avaliar os positivos, negativos e neutros), as curtidas e as publicações salvas.
- Cliques no site: essa métrica permite ver a quantidade de cliques em um link publicado nos stories, por exemplo.
Principais Métricas do YouTube
O Youtube está entre as plataformas mais utilizada pelos consumidores. De acordo com o estudo realizado pela Talkshoppe, durante a pandemia, 91% dos entrevistados disseram ter aumentado seu tempo de navegação no canal e 54% afirmaram que vão passar a usar ainda mais a plataforma. Com esse cenário, cada vez mais as marcas estão utilizando o YouTube para estratégias de alcance e consistência.
Veja algumas informações que a plataforma ajuda a mensurar em uma campanha:
- Visualizações: número de pessoas que clicaram no link do vídeo.
- Inscritos: quantidade de usuários que se inscreveram no canal. É possível saber também de onde se originou cada inscrito.
- Gostei e não gostei: um ótimo índice para avaliar se os usuários gostaram ou não de uma campanha. Vale lembrar que um alto número de likes indica que as pessoas estão reagindo bem, o que ajuda no rankeamento.
- Retenção da audiência: mostra por quanto tempo as pessoas assistem o vídeo.
- Comentários: essa métrica está bem relacionada ao engajamento da audiência, então é importante acompanhar e gerenciar esses comentários.
- Clique nos cards: quantas vezes as pessoas clicaram nos cards indicados nos vídeos, criando uma narrativa e um índice de interação.
Principais Métricas do Facebook
De acordo com um estudo divulgado pela Cuponation, o Brasil está em 4º lugar do raking de usuários ativos no Facebook durante a quarentena. Esse pode ser um bom momento para a sua marca aparecer na plataforma. Confira algumas métricas:
- Alcance: o número de pessoas que foram atingidas na campanha.
- Frequência: a quantidade de vezes que as pessoas se depararam com o anúncio da campanha.
- Custo por clique: indica o custo por cada usuário que clicou no anúncio.
Principais Métricas do TikTok
Em 2020, a plataforma chinesa teve um “boom” no Brasil – a quantidade de filtros e ferramentas de edição chamou a atenção dos brasileiros. Além disso, as marcas perceberam esse movimento e já aproveitaram a plataforma para interagir com a audiência. Confira algumas métricas:
- Visualização dos vídeos: a quantidade de vezes que os vídeos foram assistidos.
- Dados de conteúdo: análise do total de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos.
- Evolução da comunidade: considera a quantidade de seguidores no período de 7 dias ou nos últimos 28 dias.
- Hashtags: ajudam a impulsionar o conteúdo. Para isso, avalie as que estão mais em alta no momento.