Entenda com a gente quais métricas são importantes e tudo o que você deve analisar para desenvolver suas ações nas redes sociais. Uma pesquisa divulgada recentemente pela YouPix mostra que:

  • 83% das empresas consideram que o Marketing de Influência se tornou mais estratégico;
  • Além disso, 71% avaliam a iniciativa como algo importante em suas estratégias de comunicação e pretendem aumentar o investimento na área para 2021!

Essa representatividade só leva a crer que é preciso se preparar para mergulhar nesse mercado. Para isso, separamos algumas métricas importantes que você deve considerar para fazer suas campanhas em cada uma das redes sociais listadas abaixo.

O que é mais importante na hora de contratar um Influenciador Digital?

É importante ter em mente que a palavra de ordem aqui deve ser influência! Não pense que é só analisar alcance e exposição na hora de escolher um influenciador para a sua campanha. A influência está muito relacionada a mudança concreta de comportamento, impactando com precisão os seguidores.

Feito isso, é importante você ter em mente quais as métricas que serão avaliadas na sua campanha. Isso é algo que deve ser feito antes de rodar a ação, mas, na prática, não é bem o que acontece.

Na pesquisa sobre ROI e Influência, divulgada pela YouPix, 24% das empresas dizem definir suas métricas após a campanha. Não vá por esse caminho!

Se faça a seguinte pergunta: o que pretendo com essa ação?

  1. Gerar awareness?
  2. Gerar leads?
  3. Aumentar as vendas?
  4. Intensificar o relacionamento com o consumidor?

Importante: além dos dados das redes sociais, há outras métricas para mensurar uma campanha nas redes sociais. Se o seu objetivo é, por exemplo, aumentar a geração de leads, você deve analisar os números da rede social que vai usar, mas não esqueça também de cruzar essas informações com o número de acessos ao site, os cadastros feitos na plataforma e o aumento das buscas no Google.

Só as informações das plataformas não são suficientes para entender o impacto da campanha. Para cada rede social existe uma linguagem diferente, então é legal que você mapeie todo esse cenário antes de colocar a campanha no ar.

Principais Métricas do Instagram

O Instagram é considerado a rede social mais popular no mundo. Segundo uma pesquisa feita pela Social Bakers, o algoritmo do Instagram terá uma mudança este ano e promoverá novas formas de consumir conteúdo.

Os principais pontos dessa mudança estão relacionados ao interesse, ou seja, os posts serão mostrados de acordo com o interesse relacionado ao conteúdo. Além disso, se um usuário interagiu com seu post, ele visualizará mais vezes o que você posta.

  • Alcance: o número de visitantes únicos que visualizaram uma postagem.
  • Impressões: referem-se ao desempenho das publicações. Está relacionada ao número de vezes que os posts foram vistos nas redes. Nesse caso, as visitas são computadas mais de uma vez.
  • Interações: são os comentários (é importante fazer uma tabela para avaliar os positivos, negativos e neutros), as curtidas e as publicações salvas.
  • Cliques no site: essa métrica permite ver a quantidade de cliques em um link publicado nos stories, por exemplo.

Principais Métricas do YouTube

O Youtube está entre as plataformas mais utilizada pelos consumidores. De acordo com o estudo realizado pela Talkshoppe, durante a pandemia, 91% dos entrevistados disseram ter aumentado seu tempo de navegação no canal e 54% afirmaram que vão passar a usar ainda mais a plataforma. Com esse cenário, cada vez mais as marcas estão utilizando o YouTube para estratégias de alcance e consistência.

Veja algumas informações que a plataforma ajuda a mensurar em uma campanha:

  • Visualizações: número de pessoas que clicaram no link do vídeo.
  • Inscritos: quantidade de usuários que se inscreveram no canal. É possível saber também de onde se originou cada inscrito.
  • Gostei e não gostei: um ótimo índice para avaliar se os usuários gostaram ou não de uma campanha. Vale lembrar que um alto número de likes indica que as pessoas estão reagindo bem, o que ajuda no rankeamento.
  • Retenção da audiência: mostra por quanto tempo as pessoas assistem o vídeo.
  • Comentários: essa métrica está bem relacionada ao engajamento da audiência, então é importante acompanhar e gerenciar esses comentários.
  • Clique nos cards: quantas vezes as pessoas clicaram nos cards indicados nos vídeos, criando uma narrativa e um índice de interação.

Principais Métricas do Facebook

De acordo com um estudo divulgado pela Cuponation, o Brasil está em 4º lugar do raking de usuários ativos no Facebook durante a quarentena. Esse pode ser um bom momento para a sua marca aparecer na plataforma. Confira algumas métricas:

  • Alcance: o número de pessoas que foram atingidas na campanha.
  • Frequência: a quantidade de vezes que as pessoas se depararam com o anúncio da campanha.
  • Custo por clique: indica o custo por cada usuário que clicou no anúncio.

Principais Métricas do TikTok

Em 2020, a plataforma chinesa teve um “boom” no Brasil – a quantidade de filtros e ferramentas de edição chamou a atenção dos brasileiros. Além disso, as marcas perceberam esse movimento e já aproveitaram a plataforma para interagir com a audiência. Confira algumas métricas:

  • Visualização dos vídeos: a quantidade de vezes que os vídeos foram assistidos.
  • Dados de conteúdo: análise do total de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos.
  • Evolução da comunidade: considera a quantidade de seguidores no período de 7 dias ou nos últimos 28 dias.
  • Hashtags: ajudam a impulsionar o conteúdo. Para isso, avalie as que estão mais em alta no momento.