A comunicação move e transforma pessoas e marcas rumo ao futuro, sem nunca tirar os olhos dos negócios e das necessidades mercadológicas das empresas. Sabemos que a competência comunicativa é cada vez mais exigida de todos os colaboradores de uma companhia, e, principalmente, das lideranças, que são porta-vozes da marca.

Por isso, para melhorar o desempenho comunicacional de toda a equipe, dentro e fora do ambiente organizacional, é muito importante que todos participem de treinamentos constantes.

Sabemos que ser um líder de opinião contribui para melhorar a imagem e transparência da organização. Entretanto, quando os porta-vozes estão mais expostos é muito importante que todos estejam alinhados com os valores e princípios da organização, desempenhando uma ação integrada com três competências: liderança, comunicação e gestão.

Media Training: informações certas para os formadores de opinião e steakholders

Para aprimorar o grau de influência em algum nível é imprescindível que a liderança passe por um Media Training para que saiba lidar com os atuais contextos midiáticos, em constante mudança, e seus consequentes elevados níveis de vulnerabilidade para as organizações e suas marcas.

Como o próprio nome diz, este é um treinamento técnico-comportamental para quem precisa estar preparado para se relacionar com a imprensa e outros formadores de opinião que impactam a opinião pública nos dias atuais. Além disso, o Media Training é importante ainda para que os líderes saibam falar em público fazendo o uso das mensagens-chaves da organização principalmente quando concedem entrevistas para imprensa.

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Em novembro de 2022, o Grupo Trama Reputale realizou um media training com executivos, entre eles diretores, gerentes e coordenadores, de diversas áreas da Fujitsu General do Brasil, multinacional japonesa de ar-condicionado que está no Brasil há 43 anos. O treinamento aconteceu da seguinte maneira: uma palestra sobre a imprensa a atual, como se comportar diante de um jornalista. Após isso, foram realizados alguns exercícios práticos. Geralmente esse tipo de treinamento ocorre logo no início do trabalho de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa. Mas é imprescindível que o Media Training seja feita a cada 12 meses como forma de reciclagem.

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Fernanda Bragatto, coordenadora de marketing da Fujitsu General do Brasil, destacou que o Media Training é essencial para o departamento de marketing, pois a relação com a imprensa é algo que faz parte do nosso dia a dia.

Quando o nosso time de executivos e colaboradores participam de um treinamento tão importante e repleto de dicas e conteúdo como um Media Training, conseguimos perceber que quando ela é executada com qualidade, os resultados apresentados serão superiores para as estratégias traçadas para este plano” diz Fernanda Bragatto.

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Fernanda Bragatto, coordenadora de marketing da Fujitsu General do Brasil

“Sabemos da importância de defender uma visão ampliada da Comunicação e das Relações Públicas, em que as narrativas e as estratégias de engajamento desenvolvidas para nossos clientes são o ponto de partida. O alinhamento entre a identidade e o comportamento da marca são fundamentais para um posicionamento seguro”, ressalta Lizandra Cardelino, Gerente de Atendimento no Grupo Trama Reputale.

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Lizandra Cardelino, Gerente de Atendimento do núcleo de RP do Grupo Trama Reputale.

Design da Narrativa: Construção de uma narrativa única, original e inovadora

Grandes marcas apostam na construção de uma narrativa autêntica para se posicionar e impulsionar seus negócios. Quanto mais próximo o discurso está alinhado com a prática empresarial, mais consistente e coerente será a reputação da marca ao longo dos anos.

Esse tipo de metodologia exclusiva de construção coletiva da narrativa usando o Design Thinking foi desenvolvida pelo Grupo Trama Reputale. Essa abordagem busca trazer uma solução inovadora de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com os stakeholders (interessados).

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Um exemplo prático de Design da Narrativa desenvolvido recentemente foi na Fujitsu General do Brasil. Junto com a liderança e alguns colaboradores mapeamos e mesclamos a experiência cultural e a visão de mundo de uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de identificar da melhor forma as barreiras e gerar alternativas para transpô-las.

O treinamento desenvolvido acontece durante um dia todo, em formato de workshop e com atividades em grupos é possível construir coletivamente as narrativas da marca, que são identificadas por diretrizes da comunicação, necessidades, expectativas, oportunidades e vulnerabilidades, alinhando sempre os objetivos da comunicação e negócios à visão, valores e propósito da companhia.

“O material desenvolvido por meio dos exercícios que realizamos em conjuntos se transformou em um guide line muito importante e estratégico para a companhia, no qual todos os executivos poderão ter acesso e saber de informações relevantes da empresa ao conceder uma entrevista e desenvolver conteúdos internos”, finaliza Fernanda Bragatto.

Especialistas em Comunicação

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