Um estudo realizado pela empresa Later, mostrou que 31% dos entrevistados afirmaram passar mais cinco horas por dia em seus smartphones durante a quarentena. Além disso, os resultados mostraram também um aumento 18% no engajamento do público com as redes sociais de uma marca nesse período.
Apesar da informação mostrar um ambiente promissor, é preciso ter em mente que sem uma boa estratégia e conteúdo consistente as chances de sucesso são pequenas, já que esse mesmo cenário da pandemia aumentou de forma significativa a concorrência em torna da atenção das pessoas. Então, como fazer isso lançando mão do Marketing de Influência?
O que é Marketing de Influência?
O Marketing de Influência é uma estratégia que abrange ações focadas em pessoas que conseguem influenciar e atrair potenciais consumidores. Ou seja, aqueles que costumamos chamar de “influencers” têm a capacidade de interferir nas decisões de compras a favor de uma marca específica.
Entretanto, um influenciador sozinho não pode gerar as vendas necessárias, e, por isso é importante um conjunto de estratégias para alcançar melhores resultados.
Estratégias eficazes de MKT de Influência (inclusive na pandemia!)
Regra número 1: escolha um influenciador que tenha fit com seu produto
Muitas empresas pecam na hora de escolher um influenciador para divulgar seu produto ou serviço. Acabam optando por artistas pelo número de seguidores ou visibilidade que eles possuem. Não está 100% errado olhar por esse lado, mas será que os seguidores desse influencer seriam potenciais consumidores da sua marca?
Neste caso é possível descobrir pelos comentários feitos nos posts, pelo perfil dos seguidores (existem cinco tipos que você pode conhecer aqui), por outras campanhas já realizadas por ele e seus resultados.
O influenciador atua no comportamento de compra
A divulgação da sua marca por meio do marketing de influência contribui muito positivamente nas vendas, uma vez que o influenciador acaba conduzindo o discurso de venda com suas próprias estratégias, atingindo assim o seu público-alvo, que se identifica com ele e com as marcas que ele gosta e anuncia.
Ou seja, ele tem o poder de alavancar as vendas exatamente pela credibilidade que ele tem com seus seguidores. Além de ele poder convencer novos clientes, contribui também para fidelizar atuais e antigos consumidores.
Flexibilizar a parceria
É importante ficar claro que trabalhar com influenciadores digitais é possuir uma parceria flexível para que ele mesmo crie seu conteúdo de acordo com sua linguagem. Além disso, é muito válido quando esse profissional opina na campanha de uma marca, até porque é ele quem está no dia a dia lidando com os seguidores e sabe o que gera mais engajamento em seus perfis.
Um dos formatos mais comuns nesse tipo de estratégia é o conteúdo patrocinado, quando o influencer promove o seu conteúdo em troca de pagamento ou produtos. Essa é uma estratégia que custa pouco, mas garante que o discurso sobre a marca seja positivo.
Mas…não aposte todas as fichas no conteúdo do influenciador
Sabemos que estratégias de marketing que englobam o on e o offline são essenciais para alavancar as vendas. Por isso é preciso analisar todos os canais da sua empresa. Se estamos falando de um serviço ou produto que não possui, por exemplo, um e-commerce, como você irá continuar falando com o potencial cliente depois que ele for impactado pelo influenciador?
As suas redes também fornecem conteúdos complementares ao dele para que essa estratégia possa gerar vendas? Se a resposta for não, é preciso rever essa questão.
E lembre-se:
– Marketing de influência é estratégia, não apenas escolher o formador de opinião com maior número de likes e seguidores. Escolha o seu influenciador após análises profundas;
– A venda é o resultado de uma ação de marketing muito bem pensada. É preciso que exista uma conexão real e genuína, do contrário, sua marca passará despercebida;
– Antes de iniciar a campanha, esteja 100% alinhado com seu influencer quanto aos seus objetivos. Ele precisa saber que existem metas por trás da parceria e o que você realmente espera dele;
– Ações pontuais não são tão eficazes. Um conteúdo ou post esporádico dificilmente irá construir algo para a sua marca;
– Pense em como trabalhar sua estratégia de marketing de influência considerando períodos mais longos. Para transmitir ainda mais verdade e credibilidade aos seguidores, o influenciador precisa mostrar que sua marca realmente está presente em seu dia a dia.