O Marketing de Influência vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação, principalmente por promover conexões importantes entre as marcas e os consumidores.
Um exemplo do efeito positivo desse tipo de ação é o resultado da recente pesquisa “ROI & Influência 2021”, realizada pela YOUPIX, que conversou com 94 empresas brasileiras. Desse total, 71% disseram considerar o marketing de influência importante em suas estratégias de comunicação.
Para que tudo aconteça, o ponto chave é: planejamento! Vamos te apresentar os possíveis formatos de campanhas, mas você precisa entender o que deseja comunicar sobre o seu produto ou serviço, pois cada uma das sugestões que trouxemos tem um formato diferente e um perfil de influenciador.
Só não se esqueça: o resultado fica sempre melhor com cocriação.
Campanhas de Awareness
Vamos lá! O seu objetivo é dar mais visibilidade para um produto, serviço ou marca? Então uma campanha de awareness é bem o que você precisa nesse momento. É importante que saiba que para fazer uma ação como essa não precisa ter em mente apenas um lançamento.
Para esse formato sugerimos que você trabalhe com macro influenciadores ou, até mesmo, celebridades, pois assim será possível ampliar a comunicação e fazer com que a sua mensagem chegue para o maior número de pessoas possível.
Para mensurar os resultados dessa campanha, as métricas de alcance te ajudarão muito. Entre elas estão: impressões, número de visualizações e alcance.
Na pesquisa que citamos, da YOUPIX, 70% das marcas acreditam que marketing de influência produz melhores resultados quando o objetivo é voltado para a amplificação de awareness.
Campanhas de Conversão
O seu foco é gerar venda de algum produto ou serviço? Então o tipo de campanha que precisa é de conversão. Para isso, os influenciadores digitais que você vai escolher devem incentivar o usuário a tomarem a decisão de ir para um site, fazer um download, se inscrever em uma plataforma ou usar um código de cupom.
Isso quer dizer que o ideal é que tenha CTA (call to action – chamada para a ação) que se resume na ação que você espera que a audiência tome após ver o conteúdo.
Ou seja, o grande desafio do influenciador é fazer com que as pessoas saiam da rede social para acessar outro ambiente, como acontece naquela ferramenta de “arraste para cima” no Instagram, que leva a pessoa para o site da empresa ou um hotsite, por exemplo.
Métricas do Influenciador
Para escolher esse influenciador você deve mensurar os resultados das ações que ele já realizou com o foco em conversão.
Na hora de mensurar essa campanha você deve saber quantas pessoas realmente fizeram o que o influenciador indicou. Essa é a métrica que você vai precisar do influenciador.
Em paralelo, você vai cruzar essas métricas com as informações da sua plataforma de vendas. Para isso, é importante que cada influenciador tenha recebido um link parametrizado para usar, pois, assim, você conseguirá rastrear os acessos gerados por eles.
Campanhas de Branding
O que você busca é reforçar propósitos e valores da sua marca? Então aposte na campanha de branding para fazer isso acontecer. Ela te ajudará a fidelizar o público que já te acompanha, além de conquistar novas pessoas que vão se identificar com os valores do que você oferece em seus produtos e serviços.
Para isso, aposte em divulgar seus diferenciais. Disponibilize um tempo para fazer um bom mapeamento do influenciador digital que pretende sugerir para representar a sua marca. Ele já fala do que você quer falar? Os valores estão dentro da sua empresa? Como ele se posiciona?
Fique de olho na Reputação
É importante que tenha em mente que uma ação de reputação não terá efeitos concretos com ações isoladas: para se alcançar esse objetivo é preciso consistência e alinhamento da estratégia. Para mensurar esse tipo de ação você precisará se dedicar na análise qualitativa, como olhar os comentários e as reações das pessoas na campanha.
Já falamos que, para que a sua campanha de marketing de influência funcione, o segredo é: planejamento! Para isso, a equipe do Grupo Trama Reputale pode te ajudar em todo o processo, com estratégias personalizadas e uso de plataformas que te ajudarão a chegar nos resultados que deseja.