Já não é mais segredo o impacto que o marketing de influência tem nas redes sociais e nas estratégias de comunicação. Só no último ano, segundo o Influencer Marketing Hub esse mercado cresceu aproximadamente US$ 24 bilhões. As projeções indicam que os investimentos continuarão aumentando, impulsionando conexões ainda mais autênticas e eficazes com o público.
Uma pesquisa realizada em parceria com a YouPix e a Nielsen, mostra que 80% dos brasileiros já fizeram uma compra após a divulgação ou menção de um produto por um influenciador digital. Apesar do alcance que os influenciadores têm, para obter um bom resultado no trabalho com eles, é preciso que a etapa da estratégia e planejamento sejam bem executadas.
“Dependendo da ação que for realizada, contratar um influenciador para cada fase da campanha pode ser o melhor caminho. Já em outras ações, seguir um embaixador de marca é o que vai gerar mais retorno. O importante é que o influenciador escolhido tenha o perfil da marca e saiba transmitir as principais mensagens-chave, comenta Vanessa Sallas, gerente do núcleo de Marketing de Influência do Grupo Trama Reputale.
Vanessa Sallas, gerente do núcleo de Marketing de Influência do Grupo Trama Reputale.
Como escolher o influenciador ideal para uma campanha
A classificação varia de nano a mega influenciadores, sendo o número de seguidores um dos principais critérios para essa categorização. No entanto, mais do que a quantidade de seguidores, é essencial considerar outros fatores, como o engajamento da audiência, a relevância do conteúdo para a marca e a autenticidade da relação com seus seguidores.
Escolher um influenciador apenas com base no número de seguidores pode comprometer os resultados da campanha, tornando fundamental uma análise estratégica do perfil e do impacto real do criador de conteúdo.
“Por exemplo, se a ação for voltada para um rebranding e o objetivo da companhia for se comunicar com o público geek, seria bom optar por um micro influenciador que apresente uma comunidade sólida e engajada nesse interesse em comum”, comenta Vanessa.
- Nano influenciadores: 1.000 a 10.000 seguidores;
- Micro influenciadores: 10.000 a 70.000 seguidores;
- Mid Influenciadores: 70.000 a 500.000 seguidores;
- Macro influenciadores: 500.000 a 1.000.000 seguidores;
- Mega influenciadores: mais de um 1.000.000 de seguidores;
Celebridades: mais de um 1.000.000 de seguidores, além de ser amplamente reconhecidos pelo grande público, tanto online quanto offline.
Por que escolher nanos e micro influenciadores para sua campanha?
Antes de decidir comprar um produto ou serviço, é comum buscarmos recomendações de pessoas próximas ou assistirmos a reviews em plataformas como o YouTube.
Essa busca por opiniões ajuda a tomar decisões mais seguras, baseadas em experiências reais e na credibilidade de quem já testou o produto. A lógica dos nanos e micro influenciadores funciona da mesma forma.
Essas duas categorias de influenciadores, que compartilham conteúdos sobre seus interesses nas redes sociais, têm menos seguidores, mas conseguem criar uma proximidade de confiança com o público.
Além de conseguirem um aumento na taxa de engajamento e conversão, transmitem mais credibilidade. Afinal, durante a jornada de compra é mais fácil confiar em quem está mais acessível, do que em alguém distante ou que você nunca viu.
Isso resulta em diversas vantagens e resultados positivos para campanhas. Confira algumas:
Taxa de engajamento
A taxa de engajamento mede a eficácia do conteúdo e se o público foi impactado o suficiente para interagir com ele. No entanto, essa taxa tende a ser inversamente proporcional ao número de seguidores: quanto maior o influenciador, menor sua taxa de engajamento e vice-versa.
Maior credibilidade e conversão
Com a proximidade e confiança conquistada pelos nanos e micro influenciadores, essa credibilidade é ainda mais acentuada, fazendo com que as pessoas confiem mais em suas indicações. Assim, também elevando a taxa de conversão, seja em vendas, acessos aos links ou cliques no perfil da marca.
Público mais segmentado
Enquanto perfis de grandes influenciadores alcançam um público mais amplo, os nanos e micro influenciadores se conectam com uma audiência mais segmentada e de interesses comuns. Assim, para marcas que desejam atingir um público-alvo específico, investir nessas duas categorias de influenciadores pode ser uma estratégia eficaz, pois ao compartilharem os mesmos gostos, criadores de conteúdos refletem o comportamento do consumidor de maneira mais direta.
Contato acessível
Por serem influenciadores menores, é mais fácil entrar em contato com eles. Muitas vezes, é possível conversar diretamente com o influenciador, sem a necessidade de passar por uma equipe de assessores e processos burocráticos.
Custo econômico
Contratar nanos e micro influenciadores é uma estratégia mais econômica. Dessa forma, é possível trabalhar com um número maior de influenciadores de porte semelhante, além de obter mais assertividade na mensagem, alcançando o público certo e engajado.
Como encontrar e avaliar nanos e micro influenciadores para sua campanha?
Há várias formas de encontrar o perfil ideal de nano ou micro influenciador alinhados ao propósito e aos valores defendidos pela companhia.
Uma boa estratégia é acompanhar quem já menciona sua marca nas redes sociais, pois a probabilidade dessa pessoa criar um conteúdo autêntico e com propriedade de fala é maior.
Outra possibilidade é procurar por hashtags com o uso de palavras-chave e sugestões similares de perfil que a própria rede entende ser compatível com o que está buscando, como no Instagram.
Vale destacar que, com ferramentas de gestão de campanha e busca de perfis, você pode ter tudo isso reunido em um só lugar, a partir da definição de alguns filtros. As métricas quantitativas, como taxa de crescimento do perfil, engajamento e informações de público, são a chave para contribuir e endossar a escolha de um influenciador para um projeto.
Além disso, sempre é importante ficar de olho no que a concorrência está fazendo e avaliar os tipos de influenciadores que estão trabalhando e até mesmo a frequência que publicam.
Quais empresas já realizaram ações de Marketing de Influência com nanos e micro influenciadores?
Recentemente, o núcleo de Relações Públicas da Trama Comunicação coordenou ações estratégicas e eficazes com micro influenciadores. Um exemplo foi o trabalho realizado para a Seven Boys, com a influenciadora Julia Moura, na divulgação do Bisnagão. Além de falar sobre o lançamento, o objetivo foi estreitar laços com o público da cultura pop coreana. Por meio de conteúdo em vídeo e stories autênticos, a micro influenciadora criou experiências entre a marca e sua rotina, explorando lugares que remetiam a esse universo. Com destaque para esse segmento, a ação teve um resultado positivo, com mais de 2% de engajamento, além de conquistar uma conexão genuína com a audiência da influencer.
Julia Moura – Reprodução Instagram
Outro exemplo foi a ação com a Bélit Araujo, em parceria com a Bluey e a Festcolor. Por meio de conteúdos em vídeos curtos, ela divulgou a linha de itens para produzir uma festa temática da Bluey. Considerando a proximidade da influencer com seu público, ela obteve uma conversão de 180 cliques no Instagram da Festcolor. Esse resultado superou as expectativas, reforçando a influência que ela tem com sua audiência.
Bélit Araujo – Reprodução Instagram
“É fundamental reconhecer o poder dos nanos e micro influenciadores na consolidação de estratégias e na geração de resultados de sucesso para as empresas. Mesmo em um mercado em que as ferramentas de inteligência artificial estão ganhando força, especialmente na edição de vídeos, o foco continua sendo a construção de um relacionamento engajado, ativo e fiel com o público”, completa Vanessa.
Peça uma proposta