A responsabilidade social se tornou um dos temas mais presentes e necessários para desencadear ações. Neste contexto, a conexão entre marcas e pessoas é imprescindível e, o Marketing de Causa, uma estratégia incrível para promover essa conexão.
Isso porque, nesta abordagem do marketing relacionado, está um propósito maior que supera interesses econômicos, funcionando como o pilar que irá sustentar iniciativas. É algo capaz de mobilizar pessoas a partir de causas da pauta ESG, que incluem bandeiras sociais, ambientais e humanitárias.
Quer entender melhor essa estratégia? Então vem com a gente neste artigo!
Neste texto vamos falar sobre o conceito de Marketing de Causa. Também vamos abordar como implementar ações de forma estruturada que garantam mais chances de sucesso!
O que é Marketing de Causa
Vamos começar do começo? Afinal, o que é Marketing de Causa?
Trata-se de uma estratégia em que uma empresa se associa a uma causa social ou ambiental. A partir daí, utiliza essa causa como parte integrante de suas atividades de marketing.
Em outras palavras, é quando uma marca apoia uma causa. Isso pode acontecer por meio de doações financeiras, de produtos ou serviços, seja por meio de campanhas de conscientização.
O objetivo é não apenas gerar retorno financeiro que possam contribuir positivamente com a sociedade. Outros valores são gerados, como a mobilização de pessoas a partir da informação, de forma a conscientização e sensibilizar.
Além disso, o Marketing de Causa proporciona às empresas a oportunidade de se diferenciarem no mercado. Com ele, uma organização pode se destacar como uma empresa comprometida com o bem-estar da comunidade e do planeta.
É por isso que o Marketing de Causa contribui com o fortalecer da lealdade dos clientes! E também aumenta a preferência pela marca em relação à concorrência.
Marketing de Causa e Marketing Social são a mesma coisa?
Não. Existem diferenças. Veja quais as mais fundamentais:
- Marketing de Causa: envolve a associação de uma marca a uma causa específica.
- Marketing Social: refere-se à utilização de técnicas de marketing para promover mudanças sociais.
Em síntese, no Marketing de Causa, a empresa se posiciona como apoiadora de uma causa. Já no Marketing Social, a empresa busca promover a conscientização e mudança de comportamento em relação a determinadas questões sociais.
Para uma empresa, entender essa distinção é crucial para desenvolver estratégias de marketing eficazes e alinhadas aos seus objetivos e valores.
E o mais interessante é que ambas as abordagens podem ser utilizadas de forma complementar! Dessa forma, é possível ampliar o impacto e a relevância das ações de responsabilidade social corporativa. Não é incrível?
Case famoso: Mc Dia Feliz
O Mc Dia Feliz é um dos grandes exemplos d de Marketing de Causa. Com 35 anos, o evento arrecada dinheiro para ajudar crianças e adolescentes em todo o Brasil, apoiando instituições como o Instituto Ayrton Senna. Esta colaboração fortalece ainda mais o propósito da campanha, estendendo seu impacto para além da área da saúde.
Ao apoiar uma causa importante, o McDonald’s lança luz ao seu compromisso com a responsabilidade social, fortalecendo sua imagem corporativa.
O sucesso duradouro do Mc Dia Feliz ressalta a importância das empresas em serem agentes de transformação social. Ao utilizar sua influência e recursos para promover o bem-estar coletivo, o McDonald’s inspira outras organizações a seguirem o mesmo caminho.
O evento não é só para comer um lanche, mas também para ajudar boas causas e construir um futuro melhor para todos.
Desafios do marketing de causa
Apesar dos benefícios evidentes, o Marketing de Causa também apresenta desafios. Sem dúvidas, um dos principais é garantir a autenticidade e a transparência das ações.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos às práticas das marcas. Portanto, a qualquer sinal de incoerência, pode haver impactos negativos.
Isso impactará tanto o trabalho de marketing desenvolvido, as campanhas em si. Os prejuízos também chegarão à imagem e à reputação das instituições envolvidas.
Além disso, é fundamental encontrar uma causa que esteja, de fato, alinhada aos valores da empresa. A causa deve ressoar com as personas que compõem o público-alvo da organização.
Outro desafio é o de mensurar o impacto real das ações de Marketing de Causa. Esse fator também interfere na credibilidade da empresa, pois essa mensuração vai servir de base para mapear resultados e prestar contas à sociedade.
Nem sempre é fácil quantificar os resultados obtidos e demonstrar de forma tangível o benefício gerado pela empresa para a causa apoiada. Isso requer um monitoramento constante e a utilização de indicadores adequados para avaliar o sucesso das iniciativas.
Confira as melhores estratégias para sua adoção!
Para adotar com sucesso o Marketing de Causa, é fundamental seguir um plano de ação bem estruturado. Aqui estão algumas estratégias recomendadas:
1) Identificar uma causa relevante e alinhada aos valores da empresa;
2) Estabelecer parcerias com organizações sociais ou ambientais que atuem na área da causa escolhida;
3) Criar campanhas de marketing criativas e impactantes, que envolvam o público-alvo e gerem engajamento, o que vai exigir:
- Diagnóstico do cenário;
- Entendimento da causa;
- Planejamento estratégicos;
- Mapeamento de oportunidades, considerando datas, eventos, acontecimentos etc.
4) Garantir transparência e prestação de contas sobre as ações realizadas, demonstrando o impacto positivo gerado;
5) Integrar a causa à identidade da marca, tornando-a parte essencial de sua narrativa e comunicação.
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