Na pandemia do novo coronavírus não faltam webinars e lives para entreter, educar e informar quem permanece em isolamento social, trabalhando e estudando de casa. Separei nesse texto 7 dicas para você bombar essa estratégia na sua empresa.
É realmente surpreendente o aumento das lives do Instagram; segundo uma pesquisa do Business Insider, a rede social registrou um aumento de 70% no uso de lives na plataforma. Esses números demonstram a importância do marketing e do universo digital para as empresas e como elas podem aproveitar os webinars e as lives para se aproximarem do seu público.
Mas organizá-las e vendê-las internamente não é tão simples assim, é preciso muita organização, empenho e foco.
Separei sete dicas para bombar essa estratégia na sua empresa:
1 – Convencer a diretoria ou gerência é o seu primeiro desafio. Sem o apoio deles, realizar lives e webinars será praticamente impossível. Um bom argumento é que elas trazem a oportunidade de:
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- aumentar o alcance da sua marca;
- gerar mais leads e qualificá-los;
- fazer uma oferta irresistível para o seu consumidor;
- e, melhor ainda, sem precisar de muitos equipamentos;
- a dica é: realizar uma live ou webinar interessante e cheio de conteúdo relevante para a sua audiência. Essa ferramenta pode capturar em até quatro vezes mais a atenção do público;
2- Conheça o seu público-alvo. Para quem você quer falar? Lives e webinars não precisam, necessariamente, ser apenas para o consumidor final, elas podem ser dirigidas para os colaboradores da empresa, clientes corporativos, formadores de opinião e outros stakeholders. Sabendo disso, você vai conseguir definir que estilo de vídeo você vai realizar, qual linguagem, quais dados e números irá utilizar, etc;
3- Defina um conteúdo relevante para as lives. Se, por um lado, mais e mais pessoas têm utilizado o recurso da live, o crescimento nas queixas também é considerável. Em todas as redes sociais, há usuários reclamando que seus amigos, celebridades favoritas, empresas e marcas não param de fazer transmissões ao vivo e ocupar toda a seção inicial dos stories do Instagram, por exemplo, ou gerando inúmeros e constantes alertas no YouTube. O tema/conteúdo da live é extremamente importante, pois é isso que vai chamar a atenção e manter o público assistindo a live/webinar até o final;
4- Pense nos seus convidados. Webinars e lives com convidados são sempre mais interessantes. Definir os porta-vozes da empresa mais indicados, com conhecimento sobre o tema e convidados é fundamental para o sucesso da ação;
5- Torne seu vídeo visualmente atraente. A forma como você apresenta o vídeo é apenas uma parte da criação de uma transmissão bem-sucedida nas redes sociais;
6- Avise que a live/webinar vai acontecer. Pode parecer óbvio, mas muitos organizadores de lives esquecem de avisar quando e em qual plataforma será feita a live. Realize posts nas redes sociais da empresa, avise os colaboradores, mande invites para o seu networking, enfim, invista tempo divulgando a ação;
7- Mensure tudo! Depois que a live/webinar terminar, analise os dados disponíveis, como número de visualizações, comentários, likes, perguntas – se for um webinar – e etc. Tudo isso vai te dar uma base para perceber o que deu certo e o que precisa ser aprimorado/ adequado para a próxima vez.
Como comunicador, tenho certeza de que as lives e webinars vieram para ficar. Mesmo depois do isolamento social acabar, elas continuarão acontecendo, pois se tornaram extremamente importantes.
As empresas não podem mais ignorá-las já que as lives e webinars são uma plataforma indispensável para se comunicar.
Temos vivido essa realidade aqui na Trama com os nossos clientes, e o retorno delas é excelente! Espero que as dicas te ajudem a vender as lives e webinars na sua empresa.
Boa sorte!