Uma parte importante do trabalho de SEO, cujo objetivo é alcançar os primeiros lugares nos resultados espontâneos do Google, é o link building. O objetivo dessa atividade é o de conquistar links de relevância que apontem para o seu site e referendem a importância da sua marca na área onde atua.
Posso afirmar que o link building é, em parte, uma derivação do trabalho de assessoria de imprensa ou relações públicas. A plataforma muda, mas o objetivo é o mesmo: promover relacionamentos (conexões) e conquistar indicações de formadores de opinião para o seu site. Ou seja, serão pessoas, empresas ou mídias online indicando para sua marca como referência em determinado produto ou serviço.
Como fazer link building com relações públicas?
São três as principais estratégias:
1. Assessoria de imprensa – o velho e bom relacionamento com a imprensa garante indicações de veículos online de grande audiência. Ao inserir um link para o seu site, esses veículos (blogs, sites, portais) dividirão sua credibilidade e audiência com sua empresa. Para ter êxito, é preciso adaptar a forma como seu press release é produzido e oferecer um material multimídia. Abordagens e campanhas de relações públicas diferenciadas também são necessárias.
2. Relacionamento com social media – O relacionamento com os formadores de opinião presentes nas mídias sociais é fundamental. A ideia é levar até os usuários chave (os chamados hubs) material diferenciado. Mais uma vez, é necessário investir em conteúdo multimídia e em campanhas inteligentes e inovadoras, sempre tendo como base informação relevante para o público final.
3. Conteúdo relevante para o site – Para conseguir boas indicações na mídia social, é necessário investir em conteúdo de qualidade em seu site, que será o local onde acontecerá a convergência de todas as estratégias para construir sua imagem e reputação na web.