Saiba o que é Link Building e porque investir nesse recurso associado com suas ações de Assessoria de Imprensa. Eu te garanto: a sua marca só tem a ganhar com essa dobradinha!
Com o movimento de transformação digital no mundo corporativo, as empresas precisam se preparar cada vez mais para marcarem presença no ambiente online de forma assertiva.
Assim, saem na frente as companhias que investem em formas de serem encontradas rapidamente e facilmente em diferentes plataformas.
Para ajudar as empresas nesse sentido, nasceram as técnicas de SEO, que contribuem para melhorar o posicionamento dos conteúdos da sua marca no Google e outros buscadores. A consequência disso é: mais visitas no site e novos clientes.
Entre essas estratégias está o Link Building, tema que vou explorar um pouco mais nesse texto, fazendo uma relação com uma ferramenta de comunicação também bastante estratégica: a Assessoria de Imprensa.
O que é Link Building?
Link Building na tradução literal significa “construir links”. É um dos trabalhos mais importantes de SEO voltado ao posicionamento de páginas online e consiste em conseguir o máximo de publicações com links que remetam a um portal.
Isso melhora a posição na busca orgânica do Google e outros buscadores, além do aumento de visitantes.
O Link Building é considerado uma forma muito eficiente de garantir posicionamento na internet. Isso porque o Google e os outros buscadores entendem que os links geram relevância.
Por isso, quanto mais portais direcionarem para o seu, melhor ele será visto por esses motores de busca. Além disso, quando sua página direciona para outro site com bom conteúdo, também ganha alguns pontos para aparecer bem posicionado nas pesquisas, já que o Google e os outros buscadores entendem que seu portal oferece uma experiência online melhor às pessoas.
Processo Natural x Processo Artificial
O Link Building pode acontecer de duas formas. Uma delas é o Processo Natural, que consiste em links de outros portais que divulgam o conteúdo porque gostaram.
Por exemplo: você tem um site de tecnologia e eu um blog sobre o mesmo tema. Li uma publicação que chamou minha atenção, faço um post abordando o assunto e coloco o link redirecionando para sua página.
A outra forma é o Processo Artificial, no qual você consegue a divulgação da sua página pela troca de links ou registro em diretórios.
Como a Assessoria de Imprensa pode potencializar a estratégia de Link Building?
Primeira coisa: a equipe de Assessoria de Imprensa só pode fazer Link Building nos materiais que produz se estiver por dentro das estratégias de marketing da empresa.
É preciso saber quais são as palavras-chave estratégicas para o negócio [e depois escolher e usar com adequação], além de URLs de destino, ferramentas de monitoramento e hospedagem em sites bem ranqueados, por exemplo.
Com sua expertise, o assessor pode divulgar os materiais já com as palavras-chaves e os links que remetam ao site da empresa trabalhada.
Depois, o profissional de comunicação investe no relacionamento com os jornalistas para negociar a publicação de links desejados juntamente ao texto.
Assim, quando um site publica essas informações, ajuda a gerar autoridade para o seu portal e melhora o ranqueamento no Google e em outros buscadores.
Press Releases também ajudam [e são fundamentais]
A técnica pode ser utilizada na construção e divulgação de press releases, que podem ser escritos com total alinhamento de SEO e Link Building.
Desta forma, além de atingir os jornalistas com a informação que a sua empresa quer divulgar, o conteúdo do texto pode ser ranqueado nos buscadores e aparecer, também, como resposta a uma pesquisa do seu consumidor.
Imagine que você venda pães integrais e o seu consumidor entra no Google para pesquisar sobre as novidades desse tipo de produto. Se o release que seu time de relacionamento com a imprensa preparou estiver bem ranqueado no buscador, ele pode aparecer como resposta desta pesquisa e o seu consumidor terá acesso às suas novidades.
Viu como aliar o trabalho de Assessoria de Imprensa com o de Link Building pode ampliar a visibilidade da sua empresa, marca, produto ou serviço? É uma dobradinha super bacana, então, bata um papo com seu time de imprensa para implantá-lo na sua próxima ação!