A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no país em setembro de 2020 e suas sanções começaram há pouco tempo, em agosto de 2021.

As empresas ainda têm muitos desafios pela frente, tanto sobre as questões de entendimento como na forma de se adequar à lei. Apesar desse curto espaço de tempo, de pouco mais de um ano, já temos algumas lições aprendidas.

deborah-perrotti-blog-trama

Deborah Perrotti, advogada.

“É muito gritante a necessidade da mudança de cultura e, principalmente, que as empresas que lidam com bastante dados pessoais estarem atentas à LGPD. O primeiro passo é mapear as operações que são realizadas, identificar o tratamento prestado a esses dados. É preciso ter essa fotografia, porque você não consegue ajustar algo que desconhece”, detalha Deborah.

A partir desse mapeamento, a advogada ressalta que se deve verificar os ajustes que precisam ser feitos. “Nas novas coletas de dados, as empresas já têm que estar com a LGPD na cabeça. Além de ter transparência, é preciso contar o que está sendo feito com os dados”, acrescenta.

kalil-blanco-trama-comunicacao

Kalil Blanco, gerente de estratégia digital do Grupo Trama Reputale.

Blanco destaca também a questão da cultura como grande desafio às empresas, uma vez que não existia a premissa da preocupação com a privacidade das pessoas ou das companhias que fornecem dados às ações de comunicação.

“Aculturar clientes e todas as partes envolvidas é mais do que necessário nesse sentido. A LGPD é um recurso legal para exigir das empresas responsabilidade e transparência no uso e no tratamento dos dados das pessoas os quais se tem acesso”, explica o especialista em marketing digital.

Ele acrescenta que, se uma empresa já é transparente e tem essa cultura de compliance e governança alinhada há muito tempo, a adequação à LGPD é simplesmente uma questão de processos das ferramentas que já são utilizadas. “Agora se a empresa não tem uma cultura de compliance tão bem definida, se isso não faz parte de suas práticas, o desafio é maior”, avalia.

Confira o quarto e último vídeo da série: