O nosso especialista mais tech está decolando para uma nova fase e assume a direção de Transformação Digital da agência.

Relações Públicas, pós-graduando em Transformação Digital pelo MIT (Massachussets Institute of Technology), Kalil construiu uma trajetória inspiradora de 9 anos na agência. Atuou como gerente do núcleo de Comunicação Interna, depois assumiu a área de Digital e, agora, faz parte da nossa alta liderança, ao lado de Helen Garcia, Sandra Bonani e Leila Gasparindo.

O assunto já foi destaque em matéria do jornal Meio&Mensagem. Confira!

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Kalil Blanco, Diretor de Transformação Digital do Grupo Trama Reputale em matéria do Meio&Mensagem.

O que é Transformação Digital em Agências de Comunicação?

A transformação digital em agências de comunicação consiste em integrar tecnologias como inteligência artificial (IA), automação de processos e ferramentas de gestão de projetos para modernizar operações e oferecer comunicações mais eficazes e personalizadas.

Tecnologia e Inovação para uma Comunicação 360º

Com 28 anos de história e um legado consolidado no mercado de comunicação, o Grupo Trama Reputale destinará mais de meio milhão de reais para modernização tecnológica de seus processos e serviços. O objetivo é fortalecer a presença digital da agência e se destacar entre as 20 principais agências de relações públicas do Brasil.

“Estamos vivendo um momento crucial de evolução na comunicação. Investir em tecnologia não é mais uma escolha, é uma necessidade para continuar oferecendo soluções de ponta”, destaca Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale.

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Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale.

Essa movimentação estratégica visa transformar o Grupo em um hub de inovação capaz de antecipar tendências e oferecer soluções digitais mais integradas e eficientes para seus clientes.

Como a Automação de Processos Aumenta a Produtividade

A automação de processos traz diversos benefícios para agências de comunicação. Entre eles:

  • Redução de custos e aumento de produtividade: ao automatizar tarefas manuais e repetitivas, a equipe pode focar em atividades mais estratégicas.
  • Melhoria na precisão: com menos espaço para erros humanos, a automação aumenta a eficiência operacional.
  • Monitoramento em tempo real: ferramentas digitais permitem acompanhar campanhas e fazer ajustes imediatos para melhores resultados.

O Impacto da IA na Comunicação Digital nas Agências

A inteligência artificial já está transformando a forma como as campanhas de comunicação são planejadas e executadas. Na Trama Reputale, a IA está sendo usada para:

  • Personalizar campanhas com base em dados detalhados sobre o público-alvo.
  • Automatizar tarefas como relatórios e análises de desempenho.
  • Gerar insights em tempo real, permitindo ajustes rápidos e precisos em estratégias de comunicação.

Segundo Kalil Blanco, o uso da IA vai além das tarefas básicas.

“Estamos trabalhando para integrar a IA em todas as etapas da comunicação, criando soluções contínuas e altamente personalizadas para nossos clientes.”

 

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Kalil Blanco, Diretor de Transformação Digital do Grupo Trama Reputale

Mercado de comunicação corporativa em transformação

O mercado de comunicação digital no Brasil está em franca expansão. De acordo com um estudo da WARC, os gastos globais com publicidade devem ultrapassar US$ 1,04 trilhão em 2024. Já a publicidade digital no Brasil movimentou R$ 16,4 bilhões no primeiro semestre de 2023, um aumento de 11% em relação ao ano anterior. Isso reflete o avanço da digitalização e a crescente importância de soluções tecnológicas no setor.

No cenário atual, onde as mudanças são constantes, a transformação digital permite que as agências de comunicação se adaptem rapidamente às novas demandas do mercado, garantindo longevidade e sucesso.

Entre os principais objetivos da agência com a transformação digital estão:

  • Comunicação personalizada e campanhas de alto impacto, utilizando IA para segmentar públicos e aumentar a eficiência.
  • Automatização de processos e integração de plataformas digitais para reduzir custos e aumentar a produtividade.
  • Monitoramento em tempo real de campanhas, possibilitando ajustes imediatos e melhoria nos resultados.
  • Expansão do alcance das estratégias de comunicação, permitindo que as marcas interajam com um público mais amplo e diversificado.
  • Engajamento de colaboradores por meio de ferramentas interativas, melhorando a comunicação interna.

“Estamos investindo em sistemas na nuvem para colaboração em tempo real e IA para tornar tarefas mais ágeis e assertivas”, afirma Kalil.

A expectativa é que o investimento em tecnologia e inovação atraia ainda mais clientes e talentos para a agência. Com mais de 70 colaboradores e clientes de renome como Hcor, Instituto Mauá de Tecnologia, Wickbold, Intelbras, Fundação Grupo Volkswagen, Seven Boys, BP Bunge, Fujitsu, UNICEF, Bluey (BBC), entre outros, o Grupo Trama Reputale está pronto para liderar o futuro da comunicação digital no Brasil.

“Já estamos trabalhando para que a Trama atue com além do básico de IA. Faremos com que a Inteligência Artificial e outras tecnologias, sejam pensadas como parte de todas as etapas, avançando em uma comunicação realmente integrada. Faremos projetos contínuos e temos a computação em nuvem e IA como prioridades”, finaliza Kalil.

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