A 11ª edição do Internal Communications Summit aconteceu entre os dias 10 e 12 de agosto, pensada para oferecer aos profissionais de Comunicação Interna, as melhores e mais atuais práticas de mercado, com painéis para troca de experiências e apresentação de cases de grandes organizações, como iFood, Vivo, Toyota, Loggi e Magazine Luiza.
Durante os encontros, foram debatidos temas importantes sobre o papel das lideranças e a atuação estratégica dos profissionais de comunicação em momentos de grandes e sensíveis mudanças nas relações de trabalho, em um contexto em que o conceito de ESG e a digitalização representam tendências sem volta, principalmente com o advento da pandemia.
O Grupo Trama Reputale participou do evento, mediando dois paineis:
- o primeiro, no dia 10/08, tratou da “Comunicação Interna em tempos de crise – como atuar com transparência e efetividade em momentos delicados”. Helen Garcia, diretora de Estratégias Digitais foi a mediadora;
- e, o segundo, no dia 11/08, sobre os “Desafios e vantagens de comunicar nos modelos híbridos – engajamento, aceleração digital e transformação cultural”, mediado pelo Adriano Zanni, diretor de Engajamento e Comunicação com Empregados do grupo.
Fizemos uma cobertura dos pontos mais interessantes do evento e você acompanha tudo por aqui. Vamos juntos?
A Comunicação Interna na mesa de decisões
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPTW), 54% dos entrevistados entendem que a Comunicação Interna deve estar na pauta de prioridades em 2021, mais do que nunca. Em 2020, comunicar com eficácia à distância foi um dos grandes desafios para as empresas, situação que tende a continuar por este e pelo próximo ano, também adverte o GPTW.
Dessa forma, promover estratégias mais assertivas para engajar o público interno, cada vez mais heterogêneo, assim como reforçar o propósito e a cultura da empresa, mesmo com equipes trabalhando remotamente, são questões que ainda preocupam muito os profissionais.
Outro grande desafio que os times de Comunicação Interna enfrentam é o de demonstrar os benefícios e diferenciais estratégicos que a área pode trazer para o negócio, especialmente neste terreno de incertezas econômicas que ainda vivenciamos, onde setores como o varejo eletrônico e a indústria farmacêutica continuam extremamente pujantes, enquanto outros mais ligados à prestação de serviços agonizam.
“Por isso, se torna ainda mais imprescindível inovar e fazer mais com recursos extremamente direcionados, sem perder de vista a busca por resultados concretos para os negócios, mas tendo foco também na humanização e na preocupação com o bem-estar dos colaboradores. O gestor de Comunicação Corporativa que não olhar com carinho para estes desafios perderá a grande oportunidade de reforçar seu papel estratégico”, avalia Adriano Zanni, diretor de Engajamento e Comunicação com Empregados do Grupo Trama Reputale, que mediou uma das rodas de debate do evento, no dia 11 de agosto, quarta-feira.
Interação e benchmark foram os pontos altos
A primeira roda de conversas teve diálogos sobre como atuar com transparência e efetividade em momentos delicados, que exigem tomadas de decisão com rapidez, assertividade e com olhares integrados.
Conduzida pela diretora de Estratégias Digitais do Grupo Trama Reputale, Helen Garcia, a mesa contou com a participação de Leandro Lima, Head de Marketing da Superlógica Tecnologia, Cíntia Michepud Rizzo, gerente Nacional de Comunicação da Bimbo e Estela Gurgel, gerente de Comunicação Interna da Roche).
Para Helen, é preciso integrar estratégias que contribuam não apenas para a promoção de questões como marca empregadora, EVP e pautas de ESG, sempre muito valorizadas pelas organizações internamente, mas sobretudo que enderecem novos caminhos e comportamentos para todos os públicos com os quais elas se relacionam.
“Nenhuma organização pode ficar de fora dessa agenda de pautas. A aceleração quanto ao uso das plataformas digitais, dentro e fora do ambiente de trabalho, já nos trazia esses olhares, é bem verdade. Mas com a pandemia fomos ainda mais provocados sobre como planejar e promover canais, ações, campanhas de ativação que primam pela autonomia com responsabilidade, principalmente no que tange à curadoria de conteúdo produzido pelas próprias equipes e às key-messages estratégicas que as lideranças devem utilizar para consolidar narrativas alinhadas e alavancadoras de transformações culturais”, destaca a diretora.
O segundo painel, mediado por Zanni, tratou dos desafios e vantagens de comunicar nos modelos híbridos. Contou com as presenças de Eduardo Correa, gerente de Comunidade da Loggi e Daniela Bittencourt Ferreira, gerente de Comunicação da Toyota.
“O que todos nos questionam é: como será o ambiente de trabalho daqui para frente? Anywhere office, modelos híbridos, a volta ao presencial, a continuidade do presencial para aquelas equipes que nunca puderam se distanciar das linhas de produção e por aí vai. Costumo colocar que a construção de sentido no ambiente de trabalho hoje é muito desafiadora e diversificada. Não há fórmulas prontas. Há aquelas que se adequam ao momento. Uma coisa tenho certeza: um ambiente saudável se construirá daqui para frente com uma escuta ativa ampliada por parte dos gestores e participação efetiva das pessoas no centro das decisões a serem implementadas. Inclusive em termos de políticas comunicacionais. A cocriação é a chave para compreendermos melhor os novos tempos e agirmos com eficiência sobre eles”, conclui Zanni.
Outros cases do evento:
Se você perdeu o Internal Communications Summit, da CorpBusiness, fique ligado nas apresentações de cases que rolaram por lá:
- Clayton Urbano, Gerente de Comunicação Interna da Neoenergia, com o case: o papel da Comunicação Interna no realinhamento de propósito e valores de uma organização.
- Guilherme Almeida, Gerente de Comunicação Corporativa da Edenred, com o case: como transformar a Comunicação Interna em números – mensuração e análise para a alta direção.
- César Rua, Gerente Sênior de Comunicação Interna e Digital da Vivo, com o case: como fazer uma Comunicação Interna eficaz no contexto da digitalização.
- Tiago Augusto dos Santos, Gerente de Comunicação Interna do Magazine Luiza, com o case: práticas de sucesso em Workplaces como ferramenta de Comunicação Interna.
- Larissa Lopes, Head Global de Diversidade & Inclusão, com o case: como a Comunicação Interna atua na implementação de Diversidade & Inclusão.
- Luiz Gustavo Ramos, Head People Experience do iFood, com o case: como construir uma cultura de employer branding fortalecida pela Comunicação Interna.