A disputa entre Instagram e Tik Tok tem ficado cada vez mais acirrada. Isso ficou evidente com o lançamento do Reels, nova funcionalidade apresentada pela rede social em junho passado. Mas… o que é Instagram Reels? Como usar mais esse recurso? Fique comigo que te explico tudinho 😉
Bastante similar ao Tik Tok, o Reels também passou a permitir que o público do Instagram produzisse seus conteúdos de entretenimento dentro desse novo formato:
- em vídeos de até 15 segundos;
- que podem ser facilmente executados;
- com funções de múltiplos cortes, áudio, efeitos e ferramentas criativas;
- além de possibilitar o compartilhamento nos Stories e no feed.
A ferramenta, na verdade, é uma evolução da função Cenas, que já existia no aplicativo, e sua nova dinâmica já tem feito sucesso entre os usuários do Instagram, incluindo os influenciadores digitais.
Influenciadores Digitais no centro da estratégia
E por falar nessas grandes celebridades das redes sociais, uma notícia veiculada na última terça-feira (28) pelo The Wall Street Journal, mostra que a aposta do Instagram neste novo formato vai ainda mais longe, e que os influenciadores estão no centro das estratégias que visam fortalecer seu posicionamento nesse sentido.
De acordo com o veículo, a rede social estaria se aproximado recentemente de famosos usuários do Tik Tok, que colecionam milhões de seguidores em todo mundo, inclusive com propostas financeiras significativas que visam convencê-los a produzirem seus conteúdos por meio do Reels, aumentando, assim, o alcance da ferramenta de forma exponencial.
Agora é fica de olho para ver como essa movimentação vai evoluir e acompanhar as novas mudanças que ela poderá trazer para o universo do conteúdo digital e, consequentemente, para as pessoas e marcas que buscam se expressar por meio desses canais.
Como usar o Instagram Reels?
É muito fácil! Ao entrar na função Stories, selecione a ferramenta Reels.
Ao iniciar, aparecerão quatro ícones na tela ao lado esquerdo:
- o primeiro ícone permite que você coloque uma música ou áudio;
- o segundo ícone é a velocidade que você quer colocar em seu conteúdo;
- no terceiro, que é um rostinho, ficam as edições de filtros e efeitos;
- e o último ícone é o temporizador.
E a minha empresa, deve (ou não) usar o Reels?
Depende! Criar conteúdo para uma plataforma nova é sempre um desafio. Como ainda não conhecemos sua linguagem e, principalmente, o alcance das nossas mensagens, pode ser difícil no começo. Mas… separei algumas dicas que quero compartilhar contigo:
Analise seu negócio
Comece fazendo uma análise sobre o seu modelo de negócios. Ele encaixa nessa mídia? Como a minha marca pode mostrar sua identidade, seus valores e objetivos para o público? O que é atrativo e útil para o meu cliente?
Observe seus concorrentes
Identifique outras marcas que já usam o recurso. Por meio delas você vai começar a entender se o Instagram Reels também é interessante para explorar seus objetivos mercadológicos (e de reputação do seu negócio, claro!).
Fique de olho nos Influenciadores Digitais
Os creators conhecem a comunicação que usam em seus canais, sabem com quem estão falando e podem ser grandes aliados na sua estratégia de marketing digital. Fique de olho, pesquise os perfis que interessam para a sua marca e, mais do que isso, a partir do conteúdo criado por eles, imagine como a sua marca pode (ou não) aproveitar o recurso.
Se você achar que a sua marca tem tudo a ver com o Instagram Reels, agora é só ter boas ideias e colocar a mão na massa gravando vídeos divertidos. O Reels pode ser publicado nos Stories e no feed do Instagram. Aproveite para usar todos os recursos da rede social para potencializar a divulgação do seu conteúdo.