Facebook, Snapchat, Twitter, YouTube, Pinterest, Instagram… Qual é a plataforma que os brasileiros mais usam para acompanhar os influenciadores digitais? É justamente isso que a Pesquisa do Instituto Qualibest, em parceria com a Spark, responde, e que separamos os pontos mais importantes para você.
Em parceria com a Spark, o Instituto QualiBest divulgou um estudo que confirma: o Instagram é a rede social mais utilizada para acompanhar influenciadores, segundo 81% dos internautas brasileiros. Em segundo lugar está o YouTube e, em terceiro, o Facebook.
Por que é importante saber mais sobre isso?
Porque a pesquisa traz um mapeamento completo sobre o comportamento da população brasileira em relação aos influenciadores digitais.
Dessa forma, você fica sabendo:
- em qual plataforma investir;
- como eles interagem nas redes sociais;
- se já consumiram produtos por terem sido influenciados digitalmente;
- e até atenção a publiposts.
Importante, né? Afinal, entender o comportamento do internauta é aprender sobre as preferências do consumidor. Ele visualiza, interage e compra.
Contexto do estudo
Mais de 1,1 mil internautas brasileiros com idade igual ou superior a 15 anos, de todas as classes sociais e regiões do País, participaram.
É importante ressaltar que a pesquisa levou em consideração pessoas que acessam pelo menos duas redes sociais.
Categorias que chamam a atenção do público
Como sempre, as compras de beleza estão entre as preferidas dos brasileiros. A pesquisa mostra que esses itens são os mais comprados a partir da indicação de influenciadores. Eles atingiram um total de 52% dos participantes.
Logo depois, estão os livros e produtos de moda/acessórios com 42%.
Em seguida, aparecem alimentos, bebidas, celulares e produtos de cuidado com a casa.
Publiposts e influência real
Você já consumiu produtos ou usou serviços após a indicação de influenciadores digitais? A pesquisa mostra que 76% dos brasileiros internautas responderam sim para essa pergunta.
E quando o assunto é publipost o número aumenta! 82% das pessoas disseram prestar atenção nas publicações pagas.
Como esse marketing de influência dá certo? Separei um texto que publicamos aqui no blog e te convido para acessar. Ele está recheado de dicas que vão te convencer que essa estratégia não é passageira.
Interação: stories e likes
Recentemente, o Instagram passou a ocultar os likes. Esse fato gerou uma série de debates que, inclusive, falo mais aqui nesse texto.
No estudo, os internautas brasileiros foram questionados sobre o comportamento pessoal relacionado aos stories e likes.
Nesse sentido, 42% dos entrevistados afirmaram que não mudaram a forma de interagir no Instagram depois que a rede social começou a ocultar os likes.
Além disso, a pesquisa aponta que 41% assistem aos stories com o áudio desligado e só ativam o volume caso o conteúdo seja relevante.
Então, como tornar o seu conteúdo relevante?
É importante negociar um publipost em parceria com um influenciador digital, que seja assertivo na mensagem-chave que você deseja passar com determinada campanha ou produto, além da publicação estar de acordo com os principais valores da sua empresa.
Também devemos destacar o desenvolvimento correto do press kit, que deve estar alinhado à estratégia de comunicação e marketing da sua companhia. O conceito deve acompanhar o produto ou campanha em todos os sentidos, como layout, mensagens e atributos. Isso tudo associado à criatividade de apresentação, que é um dos fatores que mais chamam a atenção dos seguidores.