Há anos o Instagram vem se consolidando como uma das redes sociais mais poderosas do mundo, prova disso é que, segundo dados do Grupo Meta, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo todo possuem um perfil ativo na rede.
Mas além de ser uma rede social interessante para o público final, o Instagram é também uma ferramenta poderosa de comunicação e marketing para empresas. Hoje, segundo o Hootsuite, existem mais de 200 milhões de contas de negócios na plataforma. Além disso, outros dados levantados pela plataforma ajudam a comprovar essa realidade:
- 44% das pessoas usam o Instagram para fazer compras semanalmente;
- 1 em cada 2 pessoas usaram o Instagram para descobrir novas marcas;
- 90% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma empresa;
- O Instagram é a 4ª plataforma social mais usada.
Com isso, é possível notar a capacidade gigante que a plataforma tem de impactar pessoas de todo o mundo.
O poder exponencial do Instagram para B2B
Algumas pessoas ainda pensam que o Instagram não é feito para negócios B2B (modelo em que o cliente final é uma outra empresa), mas pelo contrário, é um canal muito eficaz para comunicação. As empresas podem se beneficiar, e muito, ao utilizar a plataforma para o seu negócio, de maneira que, a ferramenta auxilia fortemente no awareness e na construção de marca (Branding).
Assim, vale muito a pena essa iniciativa, já que, as companhias podem mostrar um lado diferente, humanizado e pessoal, trazendo posts do dia a dia na empresa para o público se sentir mais próximo. Existem várias outras possibilidades a serem exploradas!
E POR QUE É TÃO IMPORTANTE TER UM INSTAGRAM PARA O SEU NEGÓCIO?
Se você ainda tem dúvidas em abrir ou não uma conta no Instagram, confira abaixo as possibilidades de negócios que a plataforma pode trazer, se utilizada de maneira correta:
- Aumenta o awareness, isto é, o conhecimento que as pessoas possuem sobre a marca;
- Auxilia na identidade da marca, em como ela quer ser lembrada;
- Fortalece o relacionamento com o seu target, em outras palavras, o seu público-alvo;
- Conquista novos leads, ou seja, potenciais clientes;
- Ajuda na divulgação de seus produtos/serviços.
Agora que você já notou que existem inúmeras vantagens que o Instagram pode te proporcionar, siga na leitura e conheça diversas dicas que vão te auxiliar nessa jornada para atingir as metas de sua empresa.
5 DICAS PARA INICIAR UM INSTAGRAM DE NEGÓCIOS
1) ESTABELEÇA OBJETIVOS E METAS
- Qual o objetivo em criar um perfil no Instagram?
- Quais são as metas de curto, médio e longo prazo que você quer atingir?
Estas perguntas te ajudarão a visualizar, de maneira mais clara e direta, qual o propósito do projeto.
Por exemplo, se você atua em uma empresa B2B, conseguir novos leads pode ser seu objetivo e obter diferentes parceiros pode significar uma meta. Já se a sua atuação é B2C, o objetivo pode consistir em posicionar seu Branding, para conquistar a confiança do público, e sua meta pode ser baseada em aumentar o número de vendas.
Assim, mapeie exatamente essas questões para no final analisar se o resultado atingido foi o que era esperado.
2) DEFINA A PERSONA
Antes de começar a produzir os conteúdos, é preciso que você tenha em mente quem é a persona da sua marca.
É através da persona que será possível saber qual a linguagem e o tom de voz mais adequado a ser utilizado.
Essa etapa é fundamental, pois é a partir dessa definição que você estabelece quais são os comportamentos e as dores do seu público-alvo, e assim consegue traçar estratégias de comunicação mais assertivas.
Dessa forma, você impactará seu público com temas do interesse dele, e consequentemente, terá um maior engajamento.
MAS COMO CRIAR UMA PERSONA?
Abaixo você encontra uma lista com alguns passos na criação das buyer personas ideias para sua marca:
- Realize entrevistas e questionários com os seus clientes;
- Analise os dados coletados;
- Filtre as características mais marcantes;
- Conte a história dela como se fosse uma pessoa real.
3) FAÇA UM CRONOGRAMA DE CONTEÚDO
É primordial elaborar um cronograma mensal, já que, ele te auxiliará a ter um melhor overview dos conteúdos, e mais organização e planejamento.
O QUE NÃO PODE FALTAR EM UM CRONOGRAMA?
- Diversificação de conteúdo;
- Variedade de formatos;
- Datas comemorativas alinhadas com o propósito da marca;
- Dicas e curiosidades;
- Tendências do setor.
Lembre-se de estar alerta nas oportunidades de conteúdo, e se preciso, atualize o cronograma.
4) FIQUE ATENTO NAS TENDÊNCIAS DO MERCADO
É imprescindível estar por dentro das tendências que estão acontecendo no ambiente digital.
Hoje em dia, as trends mudam rapidamente e é importante você acompanhar constantemente esse movimento.
Dessa forma, você precisa:
- Pesquisar notícias em diferentes plataformas;
- Ver os assuntos mais comentados das redes sociais;
- Acompanhar influenciadores do seu setor;
- Consumir diferentes conteúdos audiovisuais (lives, podcasts, filmes, séries, realities…).
Tudo isso te ajudará a ter diversos insights para os seus projetos.
5) DESENVOLVA CONTEÚDOS HUMANIZADOS
Conteúdos humanizados são peças que se conectam com a sua persona e entregam valor para ela.
E COMO FAZER?
- Elabore um bom storytelling, faça o seu conteúdo percorrer uma boa narrativa;
- Compartilhe a missão, visão e os valores da sua empresa;
- Mantenha um diálogo constante;
- Evidencie as pessoas da empresa.
COMO CONSTRUÍMOS REPUTAÇÃO NO INSTAGRAM:
Além de apresentar os produtos e serviços, é essencial que a marca se posicione e construa sua narrativa por meio de propósito e reputação no Instagram.
Nessa perspectiva, é com muito orgulho que apresentamos dois cases de sucesso, que são exemplos de humanização de marca: nossos clientes, Zambon e Tate & Lyle.
Zambon: construindo uma marca empregadora
A Zambon é uma farmacêutica multinacional, em que tem como propósito impactar a sociedade através da melhora na qualidade de vida dos pacientes que dependem de seus produtos e das suas pesquisas.
O Instagram da Zambon obteve sua maior taxa de engajamento em julho, totalizando 19,4%. Além disso, de junho até dezembro, conseguimos aumentar em 21,1% o número de seguidores.
Isso se deve pela constância de conteúdo humanizado, além da presença de editorias ligadas à saúde e datas comemorativas que dialogam com os valores da marca. As postagens que elaboramos possuem uma linguagem cuidadosa e informativa, que faz aumentar a aproximação com os seguidores.
Mas para tudo isso acontecer, a equipe de Digital do Grupo Trama Reputale em parceria com a empresa, elaborou um planejamento estratégico de comunicação, incluindo um cronograma de temáticas, além da inclusão de diversas análises para o desenvolvimento do conteúdo mais adequado.
Tate & Lyle: transformando vidas através da ciência dos alimentos
A Tate & Lyle é uma empresa fabricante global de ingredientes e insumos para as indústrias de alimentos e suplementos com mais de 160 anos, que tem como seus principais objetivos tornar alimentos e bebidas mais saudáveis e saborosos, e fazer a diferença em comunidades locais.
O Instagram da Tate & Lyle é um case novo para o Grupo Trama Reputale, mas já possui ótimos resultados. Um de seus destaques é o aumento de 67,1% na taxa de engajamento do perfil em apenas três meses. A empresa atua em um setor muito nichado e, apesar do desafio, conseguimos humanizar a marca por meio de depoimentos e vídeos trazendo pessoas como protagonistas. Escolhemos editorias pautadas na saúde, no bem-estar e nas tendências, e os formatos são em sua maioria, vídeos reels e carrosseis. Essa estratégia de conteúdo despertou bastante o interesse da audiência.
Para isso ocorrer, foi necessário elencar os objetivos do cliente, estudar o setor, pesquisar referências, estruturar um benchmarking e monitorar o engajamento para saber qual tipo de conteúdo é mais interessante para a audiência.
Esses exemplos evidenciam como um Instagram Business bem planejado estrategicamente, alcança resultados positivos para empresas B2B. Os resultados não são conquistados de um dia para o outro, mas mantendo a qualidade e a constância, eles aparecem!
Depois de mostrar essas dicas, você já sabe que a plataforma pode alavancar a sua marca no aspecto econômico, aumentando as vendas e, no aspecto emocional, criando conexões profundas com a sua audiência. Construa um relacionamento transparente e aberto, e ressalte a sua proposta de valor para o público.
E aí, já está pronto para implementar essas dicas? Aqui no Grupo Trama Reputale, podemos ajudar você e sua empresa a atingir as metas de marketing e vendas. Que tal conhecer outros cases?
Se você tiver qualquer dúvida ou queira conversar mais sobre algum desses temas, entre em contato com a gente.
Estamos super dispostos a ajudar você.