O relacionamento com influenciadores é uma estratégia eficaz para o setor de varejo. Afinal, cada vez mais, os varejistas estão reconhecendo que esse método pode contribuir com diversos fatores para a marca. Os influenciadores têm o poder de alcançar um público-alvo altamente segmentado e engajado, o que pode resultar em maior visibilidade e vendas para as marcas de varejo.

Como fazer uma ação com Influenciadores para o setor do Varejo?

A estratégia de marketing de influência é uma excelente maneira de impulsionar a marca e expandir o alcance para novos públicos. Para começar a se relacionar com eles, é importante considerar cuidadosamente o tipo de influenciador que estejam alinhados com o propósito e valores da marca.

Após pesquisar afundo sobre os influenciadores que foram identificados, é o momento de avaliar o alcance, engajamento, autenticidade e relevância para a marca. Depois disso, é necessário desenvolver propostas e pensar na criação de conteúdo que esse influenciador irá fazer, para que seja autêntico com definição de metas, estratégias e mensagens-chave da campanha.

Não podemos esquecer de determinar se ele fará algum unboxing, se enviarão um press kit de maneira orgânica ou se irão combinar o tipo de conteúdo que o influencer gravará, se a ação será com ou sem “vouchers de desconto” para a audiência dele.

Por fim, precisamos monitorar os resultados com métricas relevantes e cultivar os relacionamentos criados, assim, as parcerias contínuas podem se tornar bem-sucedidas para ambas as partes, além de contribuir para o crescimento da marca ao longo do tempo. À medida que os influenciadores continuam a se associar com a sua marca, dá para construir um público fiel e duradouro, principalmente, com aqueles que têm sinergia com seus clientes.

Qual o tamanho do influenciador que a minha marca de varejo deve contratar?

sua capacidade de gerar alcance e engajamento, e eles são uma ótima opção para empresas que buscam alcançar um público amplo. Já os influenciadores de médio porte são mais especializados em um determinado nicho, eles são uma boa opção para empresas que buscam atingir um público segmentado. E, por fim, os influenciadores de pequeno porte são mais próximos de seus seguidores e demonstram um poder forte de influência, as empresas que buscam criar um relacionamento mais pessoal com o público, optam por esse público.

Vale lembrar que a escolha do tipo de influenciador deve ser feita de acordo com o produto ou serviço que a empresa está promovendo, e também, de acordo com o nicho abordado.

Cases de sucesso no relacionamento com influenciadores

Ação paga

Fizemos com a Wickbold, líder no segmento de pães especiais e saudáveis, uma ação pontual com o Manual do Mundo, um canal brasileiro especializado em conteúdos educativos. A ideia foi construir uma narrativa sincera com os produtos da Wickbold, mostrando as novas embalagens dos produtos e como se adaptaram a legislação da Anvisa para integrais.

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Instagram: manualdomundoewickbold – Parceria paga com wickbold

Resultados:

A ação teve como resultado um alcance com mais de 150.000 pessoas atingidas. Além disso, a marca teve um crescimento de 887 seguidores no Instagram e um aumento de 1.407 buscas pela marca no Google, segundo o Google Trends.

Além da ação paga, que é nomeada de “publi”, é possível desenvolver também ação de relacionamento com influenciadores. Confira o resultado abaixo.

Ação de relacionamento

A equipe do Grupo Trama Reputale, junto com a Pamplona Alimentos, nosso cliente especializado em cortes suínos, realizou o envio de alguns kits para celebrar os 75 anos de história da marca. Para isso, foram selecionados alguns influenciadores de gastronomia que receberam a linha comemorativa “Receitas da Família”.

presskit-criativo

Resultado:

O kit teve um resultado bem relevante, sendo que o engajamento do mailing de influenciadores foi de 86%. Dos 23 influenciadores do mailing, 20 deles postaram conteúdos sobre a ação, com um alcance de 239.302 pessoas e um aumento de 1.431 buscas pela marca no Google, segundo o Google Trends;

Podemos te ajudar

Para chegar a esse resultado é preciso investir no relacionamento com influenciadores. Então, se você é do segmento de varejo, já viu que é possível desenvolver ações em diferentes formatos e se aproximar do seu público.

Se estiver em busca de desenvolver uma campanha com influenciadores, conte com a equipe de Marketing de influência do Grupo Trama Reputale.

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