Os influenciadores digitais já estão consagrados nas estratégias de comunicação das empresas, né? Mas, como medir se as ações de marketing de influência trazem, de fato, resultados efetivos para a sua campanha? Separamos aqui os principais indicadores que ajudarão você a mensurar e a entender o resultado dessas ações nas redes sociais.
Quando você contrata um influenciador digital para divulgar uma campanha da sua empresa, quais são os primeiros resultados que você acha que a ação deveria entregar? Um aumento no número de seguidores? Curtidas nas redes sociais? Saiba que existe a métrica certa para cada tipo de campanha, então tudo vai depender do seu objetivo na ação.
Por isso, definir o escopo de trabalho, as metas e o tempo em que serão entregues os resultados é fundamental.
E na hora de planejar?
Antes de qualquer coisa, é importante ter claro o que você pretende comunicação com a sua campanha. Para isso, se faça as perguntas abaixo:
- Desejo gerar awareness?
- Preciso fazer uma ação de consideração, pois quero gerar interesse no meu produto e serviço?
- O meu objetivo é fazer uma campanha de conversão e estimular as compras do produto ou serviço que tenho?
- Meu produto já é consolidado e eu quero manter o relacionamento com o meu público, fidelizando cada vez mais eles?
Se você respondeu “quero tudo isso aí”, cuidado! É muito importante que você tenha um foco na sua campanha, organizando suas pretensões numa escala de prioridades. Quem tudo quer, não consegue quase nada de resultados! Afinal, existe um objetivo para cada etapa e as campanhas são desenhas de forma diferente em cada uma delas.
Entenda a fase de uma campanha de marketing de influência e as possibilidades de indicadores
Ação de awareness
Quando você pretende dar visibilidade para um produto ou serviço. Nesse caso, faz muito sentido você avaliar na sua campanha algumas métricas como: CPM (Custo por Mil), aumento das menções da marca no Google, ou até mesmo o aumento na base de seguidores no Instagram.
ATENÇÃO: você viu que na proposta de uma ação de awareness, faz sentido você olhar para o crescimento na base de seguidores na plataforma que você fez a campanha? Por isso que é importante você ter o seu objetivo bem definido antes, pois a métricas serão coerentes com o que você pretende obter de entrega.
Ação de consideração
Apresentar de forma detalhada os diferenciais do seu produto ou serviço. Em uma ação com esse viés, é bem importante que você tenha o histórico da marca, pois conseguirá fazer uma análise mais detalhadas da mudança de percepção da audiência. Entre as métricas que podem ser analisadas estão: VTR (cálculo da taxa de visualização), mudança no sentimento da audiência e aumento na frequência de visitas ao site.
Ação de conversão
Estimular oportunidades para a audiência adquirir um produto ou serviço. Nessa ação podemos olhar para links parametrizados, aumento no número de vendas e até mesmo aumento de cadastros no site.
Ação de fidelização
Manter o relacionamento com quem já consome o seu produto ou serviço. As análises que podem ser feitas nessa fase da campanha são: cálculo da taxa de atratividade, ROI (Retorno sobre o investimento na campanha) e taxa de cadastro de clientes.
Por fim, nossa dica é fazer um bom alinhamento das informações com as áreas envolvidas na empresa, explicando que o trabalho desenvolvido não irá aumentar as vendas da noite para o dia. Esse resultado será sim alcançado, porém precisa de um tempo para amadurecimento, assim como o desempenho da campanha nas redes sociais.
Mãos à obra, então? E quando estiver com alguma campanha rodando, volte aqui nos comentários e nos diga como foi a experiência.