Nesse texto vamos falar tudo sobre o assunto e apresentar o LinkedIn Top Voice, com as principais tendências para seguir.

 

O LinkedIn é conhecido como um amplo espaço para networking ou busca de oportunidades do mercado de trabalho. Ao longo dos anos, a rede social corporativa ganhou a confiança das pessoas por ser um ambiente forte, principalmente no que diz respeito às informações de carreira profissional.

É comum entrar na timeline do Linkedin e se deparar com uma quantidade enorme de posts, que se dividem entre textos, discussões, imagens e links e é aí que os influenciadores digitais entram.

Profissionais admirados, os influencers presentes no LinkedIn se destacam como orientadores/conhecedores dos seus setores de atuação e compartilham diversas dicas para ajudar a carreira de seus seguidores. Tê-los adicionados no seu perfil pode ser enriquecedor, já que o conteúdo que eles postam ajudam a trazer insights interessantes para a sua atividade profissional.

 

Como aproveitar os Influenciadores Digitais do LinkedIn no seu negócio?

 

O caráter profissional do LinkedIn fez com que as pessoas passassem a confiar na plataforma na hora de buscar detalhes sobre vagas e empresas. As organizações precisam aproveitar esse espaço para ganhar credibilidade, aumentar a presença digital e construir uma representação de autoridade em seu segmento.

Nesse sentido, uma das dicas principais é acompanhar os Top Voices do LinkedIn, ranking de usuários da rede que se destacam ao publicar conteúdos de qualidade de forma espontânea. A lista avalia o engajamento gerado nas publicações, crescimento de seguidores relativos e a diversidade de assuntos abordados.

Esses perfis podem fazer a diferença nas suas estratégias:

  • os influenciadores digitais da plataforma podem, por exemplo, escrever um artigo contando a experiência com um produto da sua marca e ressaltar seus principais atributos, de acordo com sua estratégia de posicionamento;
  • eles podem usar o pulse para isso, ferramenta de publicação de artigos exclusivos no LinkedIn, que permite o compartilhamento de textos em outras redes;
  • é importante que o conteúdo produzido esteja acompanhado de links, imagens e outras mídias, uma vez que isso aumenta a relevância do conteúdo;
  • além disso, peça para o influenciador marcar, além da sua página, o seu e-mail, pois ele pode ser um canal interessante para estabelecer novos contatos profissionais.

Anota aí: o material que gera engajamento é aquele que reúne planejamento de conteúdo, palavras-chave que facilitem as buscas, influenciadores e Top Voices da sua área de atuação e, claro, uma ótima produção de conteúdo – porque o que “vende” no LinkedIn é conteúdo (e não publicidade).

 

Quem são os Influenciadores Digitais brasileiros do LinkedIn?

 

A lista LinkedIn Top Voices Brasil traz um panorama dos principais influencers brasileiros que promovem conversas relevantes na rede social, por meio de um conteúdo de qualidade e temas variados. Claudia Gasparini, editora do LinkedIn Notícias destacou três influenciadores da plataforma que você precisa seguir em 2020 (e continuar seguindo sempre):

  • Rodrigo Focaccio, consultor em comunicação, que foca nos efeitos da tecnologia no trabalho, mudanças climáticas e riscos à democracia;
  • a empreendedora Andrea Schwarz, que tem a atenção voltada aos novos meios tecnológicos para acelerar a inclusão no trabalho;
  • e Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, que lidera a lista Top Voices: Influencers Brasil que abordar questões relacionadas à valorização do Brasil, além de discussões de inclusão e igualdade racial.

A lista completa dos Top Voices Brasil você confere aqui.

 

Por fim, vale sempre lembrar que é muito importante contar com ajuda especializada na hora de definir uma estratégia de comunicação que vise aproveitar a força do LinkedIn, e de seus influenciadores, a favor do seu negócio.

E sabe o que é o mais bacana? A cada ano, novos usuários do LinkedIn são considerados influenciadores. Analisando os profissionais da lista deste ano, é possível ter bons insights sobre como trabalhar melhor o perfil dos principais porta-vozes da sua marca. Afinal, eles também podem se tornar influenciadores da rede – pois são os maiores entendedores do negócio, produtos e serviços da empresa.

Aposte nessa estratégia!