Os influenciadores digitais chegaram com tudo nas estratégias de marketing das empresas, né? Mas, como medir se essas ações trazem, de fato, resultados efetivos para a sua campanha? Separamos aqui as principais métricas que ajudarão você a mensurar e a entender o resultado dessas ações nas redes sociais.

 

Quando você contrata um influenciador digital para divulgar uma campanha da sua empresa, quais são os primeiros resultados que você acha que a ação deveria entregar? Um aumento no número de seguidores? Curtidas nas redes sociais? Saiba que esses dados até podem ser vistos como métricas de sucesso, mas hoje, não são suficientes para provarem o valor da sua estratégia digital.

Por isso, definir o escopo de trabalho realizado, as metas e o tempo em que serão entregues os resultados é fundamental.

 

O que devemos considerar na hora de planejar uma ação com influenciadores digitais

Antes de qualquer coisa, é importante ter claro se a campanha que você pensou será paga, ou seja, se envolverá um cachê ao influencer, ou se será por meio de permuta, onde você desenha um relacionamento espontâneo com o influenciador por meio do envio de produtos ou convite para eventos.

Decidido esse formato, a próxima etapa é se fazer a seguinte pergunta: o que pretendo com essa ação?

  1. Desejo gerar awareness?
  2. Atrair visitantes para o site?
  3. Aumentar as vendas?
  4. Intensificar o engajamento com o consumidor?

 

Se você respondeu “quero tudo isso aí”, cuidado! É muito importante que você foque num objetivo só, organizando suas pretensões numa escala de prioridades. Quem tudo quer, não consegue quase nada de resultados!

Após responder as perguntas acima e já ter em mente o perfil dos influenciadores digitais que deseja trabalhar, chegou a hora de escolher a rede social mais apropriada para a sua campanha.

Não esqueça que isso irá impactar diretamente no resultado da ação, ok? Para cada rede social existe uma linguagem diferente, então é importante que você mapeie todo esse cenário antes de colocar a campanha no ar.

 

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Principais métricas para influenciadores digitais no Instagram

O Instagram é considerado a rede social mais popular no mundo, com mais de 800 milhões de usuários. Conheças as métricas que podem ser mensuradas na plataforma para ações com influenciadores digitais no feed.

  • Audiência efetiva: são as pessoas que consumiram o post e reagiram de alguma forma a ele com curtidas ou comentários.
  • Audiência total: refere-se ao número de pessoas que seguem os influenciadores digitais.
  • Taxa de conversão: para saber como mensurar esses resultados, você deve somar os números de curtidas e comentários do post x a audiência do influenciador.

 

Principais métricas para influenciadores digitais no Facebook

O Facebook conta com mais de 1,5 bilhões de usuários, sendo que o Brasil é considerado o um dos cinco maiores mercados para a plataforma. Entenda algumas métricas que podem te ajudar.

  • Audiência total da página: assim que você lançar uma campanha com influenciadores digitais poderá mensurar pela plataforma o número de pessoas que curtiram ou “descurtiram” sua página. Esse pode ser um bom índice para mensurar se o impacto foi positivo ou negativo.
  • Comentários: é importante avaliar o número de pessoas que comentaram o post e sobre o que comentaram.
  • Reações: quantas pessoas reagiram ao seu post? As reações são fundamentais para o posicionamento de sua marca.

 

Principais métricas para influenciadores digitais no Youtube

Considerado um dos maiores buscadores da web, o Youtube conta com cerca de 1,8 bilhão de usuários ativos por mês. Confira alguns pontos importantes para mensurar sua ação.

  • Visualizações:número de pessoas que clicaram no link do seu vídeo.
  • Inscritos:quantidade de usuários que se inscreveram em seu canal. É possível saber também de onde originou cada inscrito.
  • Gostei e não gostei:um ótimo índice para avaliar se os usuários gostaram ou não de uma campanha. Vale lembrar que um alto número de likes indica que as pessoas estão reagindo bem e te ajudará no rankeamento.

 

Principais métricas para influenciadores digitais no Twitter

Com cerca 326 milhões de usuários por mês, o Twitter é usado para compartilhamento de temas em tempo real, o que torna a plataforma mais dinâmica e tudo mais imediato. Avalie algumas formas de mensurar.

  • Impressões:quantas vezes o seu tweet foi visualizados pelos usuários.
  • Visitas ao perfil:quantas visitas o perfil da sua marca teve após a ação com influenciadores digitais?
  • Menções:quantas vezes seu perfil foi mencionado por usuários do Twitter após a ação com influenciadores digitais?

 

Por fim, nossa dica é fazer um bom alinhamento destas informações com as áreas envolvidas na empresa, explicando que o trabalho desenvolvido não irá aumentar as vendas da noite para o dia. Esse resultado será, sim, alcançado, porém precisa de um tempo para amadurecimento, assim como o desemprenho da campanha nas redes sociais.

Mãos à obra, então? E quando estiver com alguma campanha rodando, volte aqui nos comentários e nos diga como foi a experiência.