O marketing de influência pode ser utilizado para promover eventos de diversos tipos, entre eles estão: feiras, congressos, workshops, palestras, evento online ou no formato presencial.
A estratégia de contratá-los é positiva para as marcas, pois eles podem colaborar no alcance de um público amplo, gerando leads, aumentando as vendas e o reconhecimento de marca. Eles podem participar dos eventos como palestrantes ou até mesmo como convidados especiais.
Se você pretende contratar um influenciador para o seu evento, separamos algumas dicas importantes para se planejar no pré-evento.
DICAS PARA USAR INFLUENCIADORES DIGITAIS EM EVENTOS
Objetivo
O primeiro passo é definir qual o objetivo o evento deseja atingir a partir da contratação de um influenciador. O que você quer alcançar com a ajuda de influenciadores digitais nesse evento? Essa pergunta precisa ser respondida para seguir para a próxima etapa.
Público-alvo
A seguir, avalie o público-alvo que deseja atingir e o orçamento disponível para investir na contratação de um influenciador digital. A partir disso, será possível selecionar o influenciador que melhor se adequa ao objetivo e público.
Contratação
Após a seleção do perfil ideal, a atividade seguinte é a contratação do profissional. Nessa parte, você irá definir qual o objetivo do influenciador e em qual área ele participará do evento. Isso pode ser feito diretamente com o criador de conteúdo ou com equipe de assessores.
Divulgação
Após firmada a parceria, basta dar liberdade para o influenciador trabalhar a divulgação do evento e definir o conteúdo ideal. É importante que os contratantes prepararem um briefing com um direcional para o influenciador, com informações mais detalhadas da ação e do evento.
Após a realização do evento, é o momento de acompanhar os resultados da ação e avaliar as métricas de acordo com o objetivo traçado. Inclusive, você pode ver algumas sugestões de indicadores aqui. Na hora de avaliar o sucesso da parceria no pós-evento, não esqueça de:
- Avaliar o desempenho dos influenciadores: veja os resultados das postagens dos influenciadores, isso ajudará a entender se a parceria foi eficaz e se os influenciadores atingiram o público-alvo.
- Fazer um relatório de desempenho: crie um relatório com os resultados da parceria, incluindo informações sobre o desempenho dos influenciadores, ele será útil para avaliar o sucesso da parceria e para melhorar as futuras campanhas.
- Publicar um resumo do evento nas redes sociais: compartilhe um resumo do evento nas redes sociais, incluindo fotos e vídeos. Isso ajudará a manter o evento vivo na memória das pessoas e a gerar engajamento.
Se ainda ficou alguma dúvida de como os influenciadores podem colaborar na estratégia de comunicação, veja os benefícios de realizar ações com influenciadores em eventos.
BENEFÍCIOS DE UTILIZAR INFLUENCIADORES DIGITAIS EM EVENTOS
Aumento de visibilidade e engajamento
Os influenciadores desempenham o papel de intermediários, respondendo a perguntas do seu público, compartilhando informações com eles e construindo um senso de comunidade em torno do evento.
Alcance e segmentação eficaz
Se você fizer a escolha de influenciadores segmentados, conseguirá alcançar o público-alvo do evento, e isso assegura que sua mensagem atinja aqueles que estão mais propensos a se interessar pelo evento.
Desenvolvendo conteúdos relevantes
Os influenciadores podem criar diversos tipos de conteúdo de qualidade e atraente para as redes sociais, transmitindo a mensagem de forma mais envolvente, pois estão vivenciando o evento.
Acompanhamento do sucesso da ação
Avaliar indicadores como o aumento nas vendas de ingressos, o acréscimo no tráfego do site, o aumento nas interações nas redes sociais e o crescimento no reconhecimento de marca.
CASE DE EVENTO COM INFLUENCIADORES DIGITAIS
Separamos um case muito especial do Focus Fashion Summit, um evento idealizado e promovido pela Focus Têxtil, uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina.
O objetivo foi posicionar o Focus Fashion Summit como o maior evento da indústria de moda do Brasil, assim como ressaltar o Hub de soluções (espaço inovador com mais de 80 empresas confeccionistas dos mais diversos segmentos).
Nesse evento, contratamos algumas influenciadoras pagas:
A Marcela Novaes do perfil @confeccao.marcela, que esteve presente com o objetivo de falar com as pessoas que desejavam saber mais sobre confecção própria terceirizada. Inclusive, convidamos ela para palestrar sobre o tema no evento.
Além dela, tivemos também a Gabriela Felix do perfil @gabimfelix, que produziu conteúdos focados nos alunos de moda, já que o evento contou com um tour de alunos da faculdade.
Além disso, convidamos alguns outros influenciadores de forma orgânica e enviamos um convite VIP para a participação dessas pessoas no evento.
O retorno foi muito positivo e a marca conseguiu atingir os objetivos que tinha para a estratégia que desenhada.
Nós podemos te ajudar em ações com influenciadores
O Grupo Trama Reputale tem uma área específica de Marketing de Influência que pode ajudar marcas em ações com influenciadores digitais. Vamos juntos construir estratégias que realmente façam a diferença? Entre em contato conosco!