O número de influencers já ultrapassa o de dentistas formados no país, que atualmente é de 374 mil, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO). A quantidade é maior que a de arquitetos, com um total de 212 mil profissionais, de engenheiros civis, que chega a 455 mil, e praticamente empata com o número de médicos, em 502 mil.
“Em 2020, com a pandemia, nós acompanhamos a evolução da área de Marketing de Influência. As marcas passaram a investir e incluir mais ações com influenciadores digitais como parte da estratégia de comunicação. Esse movimento mudou o comportamento do mercado e abriu espaço para que mais produtores de conteúdo tivessem oportunidade, principalmente, os microinfluenciadores, que passaram a ser reconhecidos pela proximidade do discurso com a audiência”, comenta Vanessa Sallas, coordenadora de Influência do Grupo Trama Reputale.
Os números são impressionantes e demonstram a força e relevância que eles possuem na sociedade atual. Mas, além de estatísticas surpreendentes, quais os motivos para as marcas incluírem os influenciadores digitais em suas ações de RP e comunicação?
Vamos juntas e juntos acompanhar alguns insights?
Os Influenciadores Digitais humanizam as marcas
O uso de Influenciadores Digitais é uma maneira eficaz de facilitar esse processo, uma vez que o público se identifica com o influencer e passa a confiar naquilo que é transmitido. Isso permite que a experiência com a marca seja mais do que apenas de compra, mas sim de uma causa, fazendo com que a empatia aconteça.
Os creators estão, a cada dia, produzindo conteúdos com mais qualidade, alinhados com as mensagens-chave da marca ou da ação específica, apoiados por storytelling e conversas que realmente geram uma mudança de percepção do público.
Os Influencers geram engajamento
O engajamento de um influenciador digital pode ser muito alto, por conta da interatividade com o público em seus perfis nas redes sociais. Por isso, é importante que as marcas saibam aproveitar esse gancho e melhorar o relacionamento com o público, gerado proximidade e confiança.
A MENSAGEM É DISSEMINADA COM RAPIDEZ
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o usuário que tem ao menos 10 mil seguidores, e faz algum tipo de publicidade, já se enquadra como influencer. Isso permite que suas mensagens cheguem com uma velocidade muito alta no público de interesse.
OS INFLUENCIADORES DIGITAIS AJUDAM NA CONSTRUÇÃO DE PERCEPÇÃO DE MARCA, IMAGEM E REPUTAÇÃO
Com a expansão da internet e da mobilidade, os consumidores passaram a ter direito e voz ativa na rede, com isso o diálogo e a proximidade com as marcas é cada vez maior. O relacionamento com influenciadores digitais melhora a narrativa da marca e permite que o usuário tenha suas próprias percepções baseados nas opiniões de outros usuários.
“O segredo para uma boa parceria entre influencers e marcas é que cada parte entenda os papeis de cada um nesse tipo de comunicação. Assim nas ações pagas é importante poder atuar com a marca desde o momento do briefing para propor ações que tenham mais fit com o meu conteúdo para que ele apareça de forma mais fluida e a comunidade queira gerar diálogos sobre aquele tema. Já nas parcerias orgânicas é importante que a marca ofereça algo que possa virar um conteúdo interessante ao influenciador e que gere algum tipo de atenção na comunidade que acompanha o trabalho do influenciador. Envios de kits criativos são os que chamam mais a atenção da audiência, enquanto os mais básicos vão ser aqueles que serão passarão batido na timeline. Assim os orgânicos precisam fazer sentido para o influenciador e para sua audiência ao mesmo tempo”, aponta o influenciador e jornalista especializado no universo geek e de tecnologia, Armindo Ferreira.
OS INFLUENCERS POSSIBILITAM RETORNO FINANCEIRO DE CURTO PRAZO
Uma pesquisa do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) informou que as redes sociais receberam R$ 1,43 bilhão de investimento publicitário em 2021. O valor das campanhas publicitárias no setor varia entre R$ 1 mil e R$ 600 mil, divulgaram agências e profissionais ao jornal Folha de S. Paulo.
O retorno de um influenciador é muito alto, cerca de seis vezes maior que o investimento. Mas mais impressionante que a quantidade, é a velocidade com que ele acontece. Um post ou story postado por um influenciador recebe centenas de likes e comentários quase que instantaneamente, o que permite que o retorno financeiro também seja rápido, uma vez que a internet exige essa velocidade.
“Por exemplo, promover o lançamento de um produto por meio de influenciadores é ter a garantia de sucesso de vendas na primeira semana, pois o usuário busca as tendências e corre para garantir os lançamentos indicados pelos influenciadores”, comenta Vanessa.
CAMPANHAS DE MARKETING DE INFLUÊNCIA
Em geral, o marketing de influência é feito por meio de ações pagas aos influenciadores. Mas é possível também usar estratégias de comunicação orgânica – que são ações de Relações Públicas e Inbound PR desenvolvidas independentemente de verbas de publicidade.
“Vivemos em uma era digitalmente conectada, principalmente, com a popularização das redes sociais. Em paralelo a isso, acompanhamos uma mudança de comportamento dos consumidores, que estão mais criteriosos em relação ao produto e serviço que buscam. Hoje, eles não querem mais ouvir uma marca falando de si, por isso procuram por informações com as pessoas que confiam e, consequentemente, o influenciam em sua tomada de decisão. É aí que a estratégia de marketing de influência passa a ser uma forte aliada das empresas”, complementa Vanessa.
O ecossistema dessa área funciona a partir das experiências, da troca e das conexões que um influenciador consegue conquistar com a sua audiência. O processo de identificação e confiança que uma pessoa tem em um influenciador se torna muito legitimo. Com isso, as marcas encontraram uma forma de se aproxima do público final e ampliar essa relação.
“Aqui na Trama temos um núcleo especializado em marketing de influência que desenvolve estratégias de relacionamento dos criadores de conteúdo com as marcas, pois acreditamos no potencial de disseminação de informação, contribuindo para criar espaços de discussão relevantes sobre temas que estão no foco das pessoas; e não somente em promover vendas de produtos”, finaliza Sandra Bonani, diretora de Influência do Grupo Trama Reputale.