YouTube e TikTok são as redes sociais favoritas dos influenciadores, enquanto Instagram é a favorita das marcas - Trama
Voltar para sala de imprensa

YouTube e TikTok são as redes sociais favoritas dos influenciadores, enquanto Instagram é a favorita das marcas

Monetização no TikTok é considerada a mais vantajosa pelos criadores de conteúdo; apesar disso, 85% das marcas preferem investir no Instagram

São Paulo, janeiro de 2025 – Pesquisa realizada pela Influency.me e pela Opinion Box, que ouviu 900 profissionais do segmento, aponta que o YouTube é considerado a rede social com modelo de monetização que mais agrada aos criadores de conteúdo. Em segundo lugar, o TikTok conta com a melhor estratégia de monetização, segundo os influenciadores. O Instagram ocupa a terceira posição da lista. 

Na pesquisa anterior (2023-2024), 53% dos criadores de conteúdo acreditavam que o Instagram era a melhor rede social em relação ao desempenho do algoritmo. Neste ano, somente 43% dos influenciadores destacam o Instagram nesse aspecto, o que demonstra que essa rede social tem perdido a preferência dos criadores de conteúdo.  

Para Rodrigo Azevedo, CEO da Influency.me, essa percepção dos criadores acontece devido à diminuição na entrega de conteúdo no Instagram. “O algoritmo do Instagram costuma entregar stories de influenciadores a uma taxa entre 5% e 15% dos seguidores do influenciador. Já no TikTok, vídeos com bom desempenho na amostragem inicial podem atingir 100% ou mais do número de seguidores, além de alcançar milhões de pessoas que não seguiam o influencer”, explica. 

 

Opinião das marcas 

Já para 85% das marcas que participaram da pesquisa, o Instagram continua sendo a melhor rede social para ações com influenciadores. Em segundo lugar, a preferência das marcas é por trabalhar com influenciadores no Facebook e, em terceira posição, no YouTube. 

E por que o Instagram é a rede social que as marcas preferem? Conforme explica o CEO da Influency.me, uma das razões é que essa rede social foi lançada em 2010, enquanto o TikTok só chegou em 2016. “Seis anos de diferença podem parecer pouco. Mas, em redes sociais, é uma diferença significativa. Esse tempo a mais foi usado para criar e amadurecer influenciadores, além das marcas aprenderem e se acostumarem às ferramentas da rede social”, explica. 

O nível médio de profissionalização no Instagram é maior do que no TikTok, complementa Rodrigo Azevedo. “As marcas também estão mais treinadas a rodar campanhas no Instagram. Em termos simples, tem um pouco de inércia: ‘tenho feito assim, já sei fazer assim, estou na minha zona de conforto, por isso continuo fazendo desse jeito’. Então, acreditamos que é uma questão de tempo, para que os influenciadores no TikTok amadureçam, as marcas aprendam e ganhem mais confiança nesta rede”, finaliza. 


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: