Em seu primeiro dia, evento reuniu histórias de vida inspiradoras, casos de sucesso, debates sobre inovação em ecommerce e comitiva social
O VTEX DAY, um dos maiores eventos de digital commerce do mundo, começou nesta segunda-feira (5/6) sob o tema “O dia de fazer acontecer”. “Trouxemos pessoas comuns com feitos extraordinários. São pessoas capazes de inspirar a todos”, afirma Mariano Gomide de Faria, cofundador e CEO Global da VTEX.
De fato, já na abertura, personalidades como o maestro João Carlos Martins, a supermodelo Gisele Bündchen, Jessica Watson, a mais jovem velejadora a dar a volta ao mundo sozinha, e Karol Meyer, mergulhadora brasileira recordista mundial de apneia, deram o tom do evento.
O primeiro a subir no palco principal foi o maestro João Carlos. Acompanhado por violinistas, ele presenteou a plateia com uma apresentação ao piano. Em um momento emocionante, reencontrou Ubiratan Costa, designer de produtos responsável por idealizar a luva que lhe permitiu voltar a tocar piano em 2020, quando superou um dos maiores obstáculos impostos a ele pela vida.
A superação também foi tema do discurso da mergulhadora Karol Meyer deu uma lição sobre a importância da criatividade e de ‘pensar fora da caixa’. A recordista explicou sua rotina de treinamento e como se preparava para os inúmeros desafios que viriam em sua exitosa carreira. “Os problemas te fazem cair, mas seus sonhos te fazem levantar. Para mim, desistir nunca foi uma opção”, disse a atleta. Ela também destacou a importância dos momentos de pausa, de descanso e de recuperação para os próximos desafios, a exemplo do que acontece no mundo do negócios.
Em seguida, a velejadora Jessica Watson, contou sobre a sua incrível jornada ao redor do globo em um veleiro. A australiana foi a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo sozinha e sem a realização de paradas. Ela destacou a importância de se preparar para qualquer desafio.
“Eu tinha apenas 16 anos quando comecei minha jornada ao redor do globo. No primeiro dia, eu tive um acidente – me choquei com outra embarcação e danifiquei gravemente o mastro do meu barco – e tive que voltar à terra firme para os reparos. Fui perseguida pela imprensa e opinião pública que duvidaram da minha habilidade, mas não desisti, perseverei e venci. Não foi fácil, mas a coragem me deu forças para continuar”, explica Jessica.
Principal nome do dia, Gisele Bündchen encerrou o dia de apresentações no palco principal. Ela contou um pouco da sua trajetória, do dia em que deixou a pequena Horizontina (RS) até alcançar o status de supermodelo. Emocionada, dividiu com o público alguns dos primeiros desafios, obstáculos e vitórias da carreira, incluindo a primeira capa da Vogue América, aos 18 anos, quando se tornou a modelo mais nova a estar na capa da publicação. “A vida é assim. A gente é testado o tempo inteiro. Quanto maior a oportunidade de crescimento, maiores os desafios”, disse a supermodelo.
Gisele lembrou que a jornada não é apenas glamour, falou da luta contra crises de ansiedade e pânico, e destacou que tudo é fruto de escolhas próprias. A supermodelo ainda comentou sobre o início de sua jornada de apoio a causas ambientais e do fundo criado por sua instituição, Luz Foundation, em parceria com a BrasilFoundation, com o objetivo de apoiar causas humanitárias e proteger todos os biomas brasileiros.
Para encerrar, perguntada qual seria o conselho que daria à Gisele de 14 anos, ela afirmou: “Não seja tão dura consigo. Eu nunca acho que está bom o suficiente, eu acho sempre que posso fazer mais. Precisei passar por tudo isso para chegar aonde cheguei, mas se tivesse sido um pouco menos dura comigo, a jornada teria sido mais agradável”.
Inovação
O dia também teve muito conteúdo sobre inovação. Em um dos encontros da Arena VTEX, o cofundador e chief de staff da VTEX Alex Soncini conversou com Ravi Bagal, general manager da AWS, sobre como os varejistas vêm tirando proveito das novas tecnologias em nuvem e composable. “Os sistemas legados dificultam a inovação. Recentemente descobrimos que 85% dos varejistas consideram esses sistemas o principal obstáculo à inovação”, afirmou Bagal, mencionando um estudo da AWS junto a 200 executivos.
Segundo o especialista, as tecnologias em nuvem e composable, como as oferecidas pela AWS e VTEX, permitem que varejistas realizem experimentos antes de colocar novos recursos à disposição dos consumidores. “Inovação implica experimento e todo experimento deve considerar falhas”, diz. “Isso era impensável na época de tecnologias on-premises. Hoje, as novas tecnologias viabilizam testes e possíveis insucessos.”
Em outra palestra, Vinicius Galhardi, diretor de TI do Carrefour, contou um pouco sobre como a rede vem utilizando a arquitetura headless como estratégia para acelerar o time-to-market. O headless SaaS proporciona a oportunidade para criar experiências de compra memoráveis para os consumidores ao mesmo tempo que flexibiliza a experiência do desenvolvedor. Com essa abordagem, é possível vender em qualquer lugar sem restrições de design ou desenvolvimento.
Para Galhardi, a utilização de plataformas únicas e tradicionais é coisa do passado. “Usamos as jornadas individualmente. Headless é o futuro da democracia SaaS, ou seja, a utilização de multiplataformas se torna crucial para o sucesso de qualquer empresa que utilize o e-commerce”. O executivo complementou: “as empresas precisam gerar experiências omnicanal inteligentes e criativas para atrair a atenção dos consumidores, convertê-los em clientes e manter esses relacionamentos”.
ONG e responsabilidade social
Em uma iniciativa para tornar o evento mais inclusivo, o VTEX DAY conta com recursos como audiodescrição de speakers, tradução simultânea em libras, cadeiras de rodas elétricas disponíveis e equipe treinada para melhor atender o público PCD e neurodivergente. Além disso, compondo a equipe de mídias do evento, estarão dois fotógrafos da Galera do Click, uma escola de fotografia para jovens com Síndrome de Down que oferece aulas gratuitas com o intuito de profissionalização e inserção destes no mercado de trabalho.
Nessa edição, o evento conta também com o palco FROM NOW ON, dedicado a discutir como a educação e a diversidade podem transformar positivamente o ecossistema e as organizações. O espaço trará cases de sucesso de instituições em parceria com a VTEX; como Natura e Diversa Jobs, McKinsey e Gerando Falcões. Neste primeiro dia de evento, Amanda Boliarini, cofundadora da Gerando Falcões, contou como o Digital Commerce ajudou a organização a crescer o número de doações e a impactar positivamente mais vidas nas comunidades.
Comitiva social
Durante os dois dias do VTEX DAY, uma programação especial será oferecida a jovens de ONGs parceiras e projetos sociais voltados à tecnologia e transformação social. As delegações das instituições escolhidas vão seguir uma agenda com visitas guiadas por palestras de interesse, promoção de conversas com profissionais da área e reuniões mediadas pela VTEX com patrocinadores e apoiadores de grandes empresas presentes.