Projeto da startup para o programa consiste no desenvolvimento de um simulador industrial que usa tecnologia de realidade virtual para promover maior produtividade e segurança
Logomarca da VRMonkey. Crédito: divulgação
São Paulo, maio de 2020 – A VRMonkey, startup graduada e residente na Incubadora USP/Ipen-Cietec, está entre as 10 empresas selecionadas para a última fase do FIEMG LAB 4.0, ciclo de aceleração promovido pela FIEMG, com suporte no desenvolvimento de tecnologias e modelos de negócios de startups com foco de atuação na indústria. A VRMonkey participa do programa desde o primeiro semestre de 2019, por meio da proposta de um simulador industrial que usa tecnologia de realidade virtual para promover maior produtividade e segurança.
A solução
Com a solução o aprendizado prático é 7 vezes mais efetivo do que métodos expositivos tradicionais, aumentando a retenção do conhecimento, reduzindo, simultaneamente, tempo improdutivo dos processos, por meio de sua natureza digital, simplificando a logística e reduzindo custos desnecessários. “Essa é tecnologia já é utilizada por empresas dos Estados Unidos e Europa. No Brasil, a VRMonkey foi selecionada pelo FIEMG Lab, além dos editais FINEP Startup 2019 e Conexões para inovação do Sebrae/Petrobras, para acelerar a adoção da tecnologia no país”, informa Pedro Kayatt, Co-founder da VRMonkey.
O programa
O programa também conta com o apoio de empresas como: Vale, CEMIG, Gerdau e RHI Magnesita, que possuem interesse nas soluções desenvolvidas pelos participantes. Com adesão de mais de 100 companhias, as startups passaram por uma rigorosa seleção, sendo que 50 apresentaram sua solução, 20 foram selecionados para uma primeira fase de capacitação e apenas 10 chegaram a fase final, recebendo recursos para o desenvolvimento de sua tecnologia, além de mentoria para o desenvolvimento de seus negócios e conexões com a indústria.
A startup
A VRMonkey iniciou suas atividades na Incubadora USP/IPEN-Cietec, em 2013, desenvolvendo aplicativos e jogos digitais, para dispositivos multiplataforma. Após receberem o primeiro investimento, além dos avanços tecnológicos, decidiram mudar o foco da startup para realidade virtual, tornando-se referência nacional neste segmento. Atualmente, a empresa está no estágio de pós-incubação residente da Incubadora. Conta com uma equipe altamente especializada e com projetos de destaque internacional, bem como com parceria de grandes empresas, como Samsung e Intel.