Validação biométrica criada pela Intelbras e Serpro aprimora experiência de acesso em eventos e personaliza atendimento de clientes do setor financeiro - Trama
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Validação biométrica criada pela Intelbras e Serpro aprimora experiência de acesso em eventos e personaliza atendimento de clientes do setor financeiro

Solução exclusiva no Brasil usa base de dados de serviços federais para garantir mais segurança no uso de informações pessoais e eficiência no cadastro de pessoas 

São Paulo, junho de 2024: Durante o Febraban Tech 2024, a Intelbras, empresa brasileira de tecnologia com 48 anos de história, em parceria com o Serpro, maior empresa pública de tecnologia do governo federal, apresentaram uma solução exclusiva de validação biométrica que aprimora a experiência de pessoas e negócios. Ela foi desenvolvida para apoiar a melhoria de ambientes de negócio, acesso a grandes eventos, além de promover a digitalização e a inclusão pela identificação digital dos cidadãos no Brasil.  

“Nossa solução, desenvolvida junto com o Serpro, representa um avanço significativo para os sistemas de validação biométrica, permitindo uma integração mais fluida e segura em diversos setores, desde empresas do setor financeiro até eventos de grande porte, beneficiando toda a sociedade com mais praticidade e confiabilidade”, afirma Raphael Rabello, gerente executivo de soluções e projetos da Intelbras. 

A tecnologia também promove a inclusão ao possibilitar a identificação digital das pessoas, respeitando o tratamento de dados pessoais e garantindo a segurança no processamento dessas informações. Com o uso da solução de controle de acesso com reconhecimento facial da Intelbras, integrada ao software do Serpro, que agrega bases de dados de serviços federais como o Gov.br, por exemplo, é possível que o público possa realizar um autoatendimento eficiente sem a necessidade de apresentar documentos ou realizar cadastros prévios para participar de eventos como o Febraban Tech, shows, festivais, entre outros.  

“No momento da entrada no evento, a pessoa se posiciona no totem de autoatendimento biométrico, onde uma foto é capturada e enviada para que o Serpro faça sua validação. As informações são processadas e o nosso software busca os dados, como fotos em boa qualidade, disponíveis e registradas na base dos órgãos federais, a fim de realizar a liberação para emissão de crachás e ingressos de forma rápida, segura e com total privacidade”, explica Henrique Mattiello, gerente de negócios do Serpro. 

Validação biométrica para o setor financeiro 

A acessibilidade digital continua sendo um desafio significativo para as empresas brasileiras. Segundo a pesquisa Panorama da Acessibilidade Digital, desenvolvida pela startup Hand Talk, 54% das empresas ainda lutam com a falta de conhecimento e políticas adequadas para promover a inclusão digital.  

No setor financeiro, por exemplo, as empresas vêm investindo cada vez mais em tecnologia para, além de promover mais segurança aos clientes e colaboradores, aprimorar a experiência deles, personalizar o atendimento e oferecimento de produtos e serviços. No caso da validação biométrica, a solução pode ser aplicada em agências bancárias para que as equipes de atendimento se antecipem e se preparem para oferecer um serviço personalizado assim que um cliente específico chegar no escritório ou agência.  

Dessa forma, é possível criar um ecossistema de tecnologia que não apenas acolhe o cliente de forma personalizada, mas também promove um ambiente digital que facilita a rotina de todos os envolvidos. Além disso, a biometria permite que as instituições financeiras coletem dados valiosos sobre as interações dos clientes, possibilitando uma personalização ainda maior dos serviços oferecidos. 

“Na Intelbras, acreditamos que a validação biométrica não é apenas uma ferramenta de segurança, mas também uma solução que melhora a eficiência e a qualidade do atendimento ao cliente. Outro fator que vale ser mencionado é a melhoria da experiência, onde o cliente entra no banco e é atendido imediatamente por um gerente que já conhece seu histórico de transações e pode oferecer soluções financeiras sob medida para suas necessidades específicas. Isso é o futuro do atendimento presencial bancário, e a solução usada no Febraban Tech é um componente crucial dessa transformação, graças a sua versatilidade”, finaliza Rabello. 


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