Sala de Imprensa | Cubos Academy
Voltar para sala de imprensa

Vagas para plenos dominam o mercado de TI pela primeira vez em três anos; procura por júniores e estagiários também cresce

Aquecimento do mercado para profissionais de entrada impulsiona a procura por cursos de iniciação em TI da edtech Cubos Academy 

Foto de Christina Morillo/ Pexels 

A área de tecnologia segue sendo uma das mais procuradas pelos brasileiros. Com uma grande disposição de vagas e bons salários, o setor se tornou um dos mais promissores profissionalmente. E para os que buscam mais espaço no mercado de TI, sobretudo para quem está começando na área, o cenário pode estar ainda mais promissor. Pela primeira vez desde 2021, de acordo com o levantamento feito pelo Vagas, a demanda por profissionais de nível pleno lidera o setor de tecnologia, com 34% das oportunidades. Além disso, as posições para estagiários, auxiliares e técnicos também cresceram.  

Para a Cubos Academy, uma das maiores edtechs do Brasil, o aquecimento das vagas para profissionais que ainda estão em desenvolvimento é um grande propulsor para que cada vez mais pessoas escolham se especializar na área. Essa procura pode ser notada pelo crescimento de nas matrículas para o principal curso da escola, que garante que os alunos se formem de forma mais rápida, com o conhecimento em todas as demandas necessárias para iniciar na área de TI.  

“Esse aquecimento do setor é extremamente positivo e diz muito sobre o atual momento do mercado. A contratação de profissionais plenos e juniores é muito mais sustentável economicamente para startups e demais empresas que precisam gerir um capital menor. Esse movimento permite que essas empresas se desenvolvam e que profissionais iniciantes também possam crescer junto’’, explica José Messias Júnior, CEO da Cubos Academy.  

O nível sênior, líder em 2021 e 2022, teve um recuo de 9% na representatividade das vagas publicadas. Em contrapartida, a procura das pessoas por especializações iniciais na área cresceu. Dados do Google Trends mostram que a pesquisa online por ciência de dados e tecnologia cresceu 1170% no Brasil em apenas cinco anos. Só a busca pela carreira de programador aumentou 30%, se comparado a 2021. 

“Apesar do recuo para as vagas de nível sênior, não existe motivo para que esses profissionais experientes se preocupem. O que aconteceu é uma regulação natural do mercado. Em 2021 e 2022 existiam mais vagas para posições sêniores do que especialistas preparados para esses cargos. Agora, a procura pela área de TI cresceu e consequentemente temos mais juniores e plenos no mercado, o que combina perfeitamente com a maior disposição de vagas para esses profissionais’’, ressalta o CEO.  

A popularização do estudo em tecnologia da informação no Brasil ainda é um desafio. Mitos sobre o nível de dificuldade das funções e habilidades necessárias para se desenvolver na área afastam interessados, sobretudo, o público feminino que corresponde somente a 12,3% dos cargos de tecnologia, de acordo com os dados do CAGED. Esse aquecimento do mercado pode ser um grande incentivador para atrair cada vez mais talentos. 

“Para além de educar as pessoas nas linguagens de tecnologia e demais técnicas, temos que constantemente desmistificar esse perfil que criaram dos programadores. Todos nós temos as habilidades necessárias para trilharmos uma carreira de sucesso em TI. Estamos cada vez mais captando novos talentos e esses números de mercado demonstram que existe muito espaço para os que ainda estão pensando se investem na área. É um excelente momento para ingressar no setor’’, finaliza o CEO.  


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: