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UNICEF se une a parceiros para garantir o direito de aprender

Por meio das estratégias Busca Ativa Escolar e Trajetórias de Sucesso Escolar, UNICEF e parceiros contribuíram para rematricular mais de 116 mil estudantes que estavam fora da escola e para recuperar a aprendizagem de 11 mil alunos em atraso escolar

UNICEF se une a parceiros para garantir o direito de aprender

(Crédito foto: UNICEF/BRZ/Raoni Libório)

Brasília, setembro de 2022 – A exclusão e o fracasso escolar afetam a vida de milhares de crianças e adolescentes no Brasil. Por isso, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), junto com parceiros, trabalha para garantir que cada criança, cada adolescente esteja na escola, aprendendo. Por meio da Busca Ativa Escolar, UNICEF e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) ajudam estados e municípios a encontrar quem está fora da escola. Com a iniciativa, mais de 116 mil meninos e meninas já foram rematriculados. Além de estar na escola, é preciso aprender. Por isso, o UNICEF criou a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, voltada a estudantes em atraso escolar. Sete estados já implementam a iniciativa e, em 2022, 11.513 meninas e meninos estão matriculados em programas que os permitem recuperar a aprendizagem e avançar nos estudos.

A Busca Ativa Escolar já está presente em mais de 3,4 mil municípios brasileiros e 22 estados. Até agosto deste ano, mais de 116 mil crianças e adolescentes foram rematriculados. A Trajetórias de Sucesso Escolar está presente nas redes estaduais de ensino de 7 estados (AC, AP, ES, PA, RN, RR e SE) que desenvolvem, com apoio do UNICEF, programas de enfrentamento da cultura de fracasso escolar. Já participam da estratégia 253 escolas estaduais, localizadas em 79 municípios com 468 turmas. Há iniciativas de TSE também no Amazonas e Maranhão.

Como parte das estratégias de Busca Ativa Escolar e Trajetórias de Sucesso Escolar, o UNICEF disponibiliza dados sobre a exclusão escolar, bem como indicadores de fluxo escolar – abandono, reprovação e distorção idade-série – com recortes nacional, estaduais, municipais e por escola. As informações contribuem para a definição, a implementação e a avaliação de políticas e ações de superação da exclusão, do fracasso escolar e do enfrentamento da distorção idade-série.

“Por meio das iniciativas Busca Ativa Escolar e Trajetórias de Sucesso Escolar, o UNICEF e seus parceiros trabalham junto com as redes municipais e estaduais de ensino, e também diversas outras áreas como saúde e assistência social, em um esforço intersetorial, articulado, pela garantia do direito de aprender”, afirma Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Para realizar as duas estratégias, o UNICEF conta com o apoio de milhares de doadores individuais e de parceiros corporativos. Na Busca Ativa Escolar, são parceiros estratégicos do UNICEF, Itaú Social, B3 Social, BRK, Accenture Brasil, YouTube e ADM; parceira Americanas e apoiador Oriba. Para a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, são parceiros estratégicos Instituto Claro, Itaú Social, Porticus e B3 Social.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar, estratégia que colabora com municípios e estados para enfrentar a exclusão escolar, foi desenvolvida pelo UNICEF e pela Undime, com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar, por meio da participação de diferentes áreas, como Educação, Saúde, Assistência Social e Planejamento, entre outras, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção de direitos. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Trajetórias de Sucesso Escolar

A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar é uma iniciativa do UNICEF para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar no Brasil. O site da estratégia disponibiliza indicadores de fluxo escolar nacionais, estaduais, municipais e por escola retirados do Censo Escolar. O objetivo é facilitar um diagnóstico amplo sobre a distorção idade-série no País – quando um estudante está com dois ou mais anos de atraso escolar – e oferecer um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais que promovam o acesso, permanência e aprendizagem desses estudantes. Além das taxas de distorção, abandono e reprovação, o site disponibiliza recortes por gênero, raça, condição de deficiência e localidade que mostram as relações entre o atraso escolar e as desigualdades brasileiras.


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