TI Maior é apresentado ao ecossistema de TIC do Porto Digital - Trama
Voltar para sala de imprensa

TI Maior é apresentado ao ecossistema de TIC do Porto Digital

 
 
Empresários do parque tecnológico conversaram com o ministro sobre investimentos e perspectivas
 
São Paulo, agosto de 2012 – O Porto Digital recebeu sexta-feira (24/8) a visita de Marco Raupp, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, para o lançamento regional do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior). A apresentação do projeto, que investirá R$ 500 milhões até 2015 na indústria brasileira de software e serviços, contou com a participação do ministro, de Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, e de Silvio Meira, cientista-chefe do CESAR.
 
Segundo Saboya, "o MCTI encontrou o Porto Digital, após o lançamento do Programa TI Maior, numa fase um pouco mais avançada. O polo já está operando na área da formação profissional, na qual capacitará cerca de 6.000 pessoas, mas mesmo assim aproveitará as 1.200 vagas oferecidas pelo projeto".
 
Outra simetria entre parque tecnológico e o projeto é o desenvolvimento de aceleradoras locais de negócios para o desenvolvimento de startups. Para o ministro Marco Raupp, o Porto Digital é um bom candidato para se posicionar a ser uma dessas aceleradoras do TI Maior. "No Recife e no Porto Digital, existe um ambiente adequado para lançar este Programa porque eles entendem do assunto, são vencedores e nós queremos nos associar aos vencedores", declarou. O Porto Digital já tem uma aceleradora em andamento que é o Armazém da Criatividade. Um terceiro ponto do programa que engloba a estratégia do Porto Digital é a internacionalização das empresas tecnológicas.
 
"O Porto Digital traz credibilidade e é um exemplo importante na região sobre as boas práticas em relação ao desenvolvimento tecnológico", de acordo com Raupp. O gestor do MCTI também afirmou que o parque tecnológico é uma instituição bastante importante, com realizações concretas e valiosas, com a qual vale a pena agregar forças.
 
Sobre o programa, as empresas que receberão os benefícios não precisam ser nacionais, mas sim os softwares desenvolvidos por elas.  Entre as facilidades previstas há previsão de facilidades em licitações, criação de aceleradoras de startups e preferência de compra em projetos de entidades públicas do âmbito federal.  Também haverá estímulo para o setor de educação, com foco na capacitação dos profissionais de TIC. O TI Maior está estruturado nos pilares do desenvolvimento econômico e social, posicionamento internacional, inovação e empreendedorismo, produção científica, tecnológica e inovação, e competitividade.
 
Ademais, está programada a criação de centros globais de pesquisa, desenvolvimento e inovação, nas iniciativas pública e privada. Já existem alguns núcleos ligados a empresas, mas também existe a possibilidade de incrementar o relacionamento com centros estrangeiros, como o Vale do Silício, nos Estados Unidos.
 
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
 
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
 
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: