Relatório aponta estratégias essenciais para integrar a inteligência artificial de forma eficaz nos negócios
São Paulo, janeiro de 2025 — A Thoughtworks, consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia para impulsionar a inovação digital, acaba de lançar a quinta edição do Looking Glass, um relatório desenvolvido para ajudar empresas a navegarem pelas mudanças do setor e identificar novas oportunidades de crescimento. O documento apresenta cinco capítulos, chamados de “lentes”, cada um projetado para ajudar os leitores a analisar melhor as tendências tecnológicas mais importantes da atualidade.
“Enquanto a edição de 2024 do Looking Glass destacava a presença da IA após um ano de grande atenção e interesse generalizado, nesta edição enfatizamos o desafio — muitas vezes negligenciado — de operacionalizar a IA de forma eficaz”, afirma Rachel Laycock, Diretora de Tecnologia da Thoughtworks. “Em outras palavras, à medida que a IA domina as conversas do setor, o trabalho árduo de modernizar plataformas de dados e adotar práticas responsáveis para obter valor real e de longo prazo com as iniciativas de IA se torna mais urgente, completa”
As cinco lentes do Looking Glass 2025 são:
- Operacionalizando a IA para impactar os negócios: embora a popularização da IA — e, em particular, da IA generativa — continue avançando, tornou-se mais evidente que operacionalizar modelos de IA com sucesso e torná-los eficazes permanece um desafio.
- Fortalecendo a cadeia de valor dos dados com plataformas de dados e IA: a ideia de que os dados são o coração do negócio já é ultrapassada.É preciso ir além, construir e otimizar a arquitetura e as tecnologias necessárias para tornar essa cadeia de valor de dados segura e eficaz.
- Reimaginando a tecnologia responsável na era da IA generativa: à medida que o mundo busca operacionalizar a IA, pensar nas implicações dessa tecnologia e em questões de risco e responsabilidade torna-se essencial. Isso faz com que o tema da tecnologia responsável assuma uma urgência renovada.
- Habilitando experiências mais ricas por meio de interações multimodais: a maneira como as pessoas interagem com produtos e serviços estão se tornando mais sofisticadas graças às inovações da IA. No entanto, as empresas precisam pensar em construir interações multimodais que sejam específicas para cada contexto.
- Desbloqueando maior valor da convergência físico-digital: a convergência entre os mundos físico e digital já se tornou prática comum. As implicações vão além de geladeiras inteligentes e wearables. Há um grande potencial para transformar a forma como as empresas pensam sobre logística, gestão da cadeia de suprimentos e manutenção.
O Looking Glass da Thoughtworks é atualizado anualmente para acompanhar as mudanças constantes nas possibilidades tecnológicas e nas prioridades de negócios. Visite thoughtworks.com/insights/business para se manter atualizado com os mais recentes insights de negócios e do setor para líderes digitais.