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Tendência: especialistas ensinam a utilizar mídias sociais para otimizar os negócios

Saiba como destacar seu empreendimento com as plataformas online

Na era digital, consumidores e empresas estão conectados pelas redes sociais. Segundo um estudo feito pela consultoria de marketing Rock Content*, mais de 90% das corporações estão presentes nestes canais. A pesquisa também se dedicou a estudar o comportamento dos usuários e revelou que 94% das pessoas acessam seus perfis diariamente. Destas, 38% passam mais de 4 horas por dia “navegando” nas redes. Diante desde cenário, os especialistas em comunicação, gestão e negócios e tecnologia da informação do Senac prepararam seis dicas para otimizar visibilidade, posicionamento, vendas e engajamento nas mídias sociais.

 

Produza conteúdos relevantes

“O conteúdo de qualidade deve trazer informações interessantes, aproximando o consumidor da marca. A estética deve ser bem elaborada e a linguagem adaptada à audiência. Assim, o relacionamento se torna mais próximo e as chances de fidelização crescem”, afirma Sibele Monice, docente do Senac São Bernardo do Campo.

 

Escolha bem os influenciadores parceiros

Sibele destaca: “É preciso escolher influenciadores cujos perfis se enquadrem tanto com a proposta da empresa, quanto com o público a que eles se dirigem. O maior desafio é escolher aqueles que tenham a habilidade de dar o recado naturalmente, para gerar identificação com o consumidor”.

 

Conheça e adapte-se às diferentes redes

Para Kherolen Dias, docente do Senac Taboão da Serra, “a escolha da mídia social vai depender do público alvo. Pesquise onde seu potencial cliente está, pois não é necessário fazer parte de todas as plataformas, mas sim direcionar esforços para as que fazem mais sentido. ”

 

“No LinkedIn, o foco é profissional, com informações atualizadas sobre o empreendimento e divulgação de ações corporativas. Já no Instagram, vídeos e fotos bem produzidas são excelentes para divulgar os produtos aos consumidores. Por fim, no Facebook, opte por usar grupos de interesse em comum como estratégia, pois isso ajuda na segmentação da comunicação”, explica Gilberto Branco, docente do Senac Bertioga.

 

Use ferramentas orgânicas

Gilberto ressalta que “investir na criação de bons conteúdos atrai seguidores naturalmente. Além disso, se quem trabalha na companhia está por dentro das publicações e se sente parte do processo, provavelmente irá compartilhar, aumentando o engajamento. Contudo, é essencial orientar a equipe sobre “etiqueta” online, explicando o que não fazer ao publicar algo. Construa uma boa comunicação de dentro para fora, posicionando-se de acordo com sua missão, visão e valores. Lembre-se de não se envolver em polêmicas ou fazer propaganda enganosa. ”

 

Relacione-se com seu público

“O primeiro passo é entender quem são seus seguidores. Se tiver essa informação, poderá criar conteúdo relevante para eles. Quando for analisar os resultados, veja se há comentários ou compartilhamentos, o que se fala nos comentários e se o número de seguidores está crescendo”, afirma Marcello Farias, docente do Senac Santo André. “Negócios locais podem usar o Instagram para encontrar perfis na mesma região ou que frequentam determinados lugares estratégicos, utilizando ferramentas de geolocalização, por exemplo”, completa.

 

“Escolher bem as hashtags faz o perfil ser encontrado por quem tem interesse naquele assunto. Outro ponto importante é a interação com os usuários, sempre respondendo comentários e mensagens”, pondera Kherolen.

 

Conte com profissionais

“Muitas vezes, pequenos negócios não possuem uma equipe qualificada para lidar com mídias digitais e as deixam de lado. Recomendo trabalhar com profissionais capacitados na área de comunicação digital, pois isso é muito importante para o crescimento e posicionamento da empresa”, explica Ednaldo Leite, docente do Senac Santos.

 

Todas as unidades do Senac contam com amplo e atualizado portfólio de cursos que promovem a capacitação e o aperfeiçoamento de profissionais em diversas áreas do conhecimento, como os cursos livres Analista de Marketing em Mídias Sociais, Criação de Conteúdo para Mídias Digitais e Empreendedor em Pequenos Negócios, por exemplo. Para saber mais sobre os cursos oferecidos, basta acessar o Portal Senac (www.sp.senac.br) e escolher a unidade de preferência. Também é possível obter informações pessoalmente nas unidades.

 

Senac Bertioga

Endereço: Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20 – dentro do Sesc Bertioga – Bertioga/SP

Informações: www.sp.senac.br/bertioga

 

Senac Santos

Endereço: Avenida Conselheiro Nébias, 309 – Santos/SP

Informações: www.sp.senac.br/santos

 

Senac Santo André

Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 110 – Santo André/SP

Informações: www.sp.senac.br/santoandre

 

Senac São Bernardo do Campo

Endereço: Avenida Senador Vergueiro, 400 – São Bernardo do Campo/SP

Informações: www.sp.senac.br/saobernardodocampo

 

Senac Taboão da Serra

Endereço: Rua Salvador Branco de Andrade, 182 – Taboão da Serra/SP

Informações: www.sp.senac.br/taboaodaserra

 

 

Fevereiro/2020

 

Informações à imprensa

Trama Comunicação

Wendy Oliveirawendy@tramaweb.com.br

Ana Paula Teixeiraana_paula@tramaweb.com.br

Tel.: 11 3388-3068 / 9 9839 9394

www.tramaweb.com.br

 

Fonte: https://inteligencia.rockcontent.com/social-media-trends-2018/


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