Londres, novembro de 2021: A Tate & Lyle, fornecedora global de soluções e ingredientes para o mercado de alimentos e bebidas, e a Nutriati, empresa de tecnologia de ingredientes, que desenvolve soluções plant-based, assinaram uma parceria exclusiva de cinco anos para que a Tate & Lyle faça a distribuição de proteína e de farinha de grão-de-bico.
A parceria fará com que as soluções de alta qualidade e sustentáveis derivadas de grão-de-bico da Nutriati, lançadas no mercado em 2018, estejam disponíveis de forma mais ampla para os segmentos de nutrição e de alimentos e bebidas. A proposta é focar em soluções e oportunidades que estejam alinhadas com o objetivo de fornecer aos consumidores produtos saudáveis e altamente nutritivos, que são produzidos de forma responsável.
O acordo entre as empresas ocorre em um momento muito importante do segmento plant-based mundial. Segundo informações do The Good Food Institute, entidade sem fins lucrativos que trabalha internacionalmente para acelerar as alternativas de inovações protéicas, as vendas nos supermercados de alimentos à base de plantas cresceram 27% no ano passado, movimentando uma cifra de US$ 7 bilhões. Globalmente, 23% dos consumidores têm limitado a quantidade de ingestão de carne e, no último ano, esse segmento avançou o dobro que o de carne de origem animal, como apontam dados da Associação de Alimentos a Base de Plantas (Plant Based Food Association).
“Estamos muito entusiasmados ao fechar esta parceria com a Nutriati, para oferecer aos nossos clientes proteína e farinha de grão-de-bico, que são uma tendência como ingredientes para os alimentos plant-based. Esse acordo expande e complementa perfeitamente nosso portfólio existente e nos permite oferecer uma gama ainda maior de soluções, conforme nós crescemos, aos nossos clientes”, afirma Nick Hampton, diretor executivo da Tate & Lyle.
“Estamos felizes em nos associarmos a Nutriati, uma empresa que desenvolveu tecnologia patenteada para produzir ingredientes altamente funcionais e sustentáveis por meio de um método de extração sem água, com menor impacto ambiental. Nós estamos confiantes que combinar a tecnologia e a expertise da Nutriati com a escala global da Tate & Lyle, com os recursos no desenvolvimento de aplicação, vendas e garantia de qualidade, irá nos ajudar a otimizar totalmente os benefícios funcionais únicos desses produtos, e garantir que mais consumidores tenham acesso a produtos plant-based que desejam ter à mesa”, explica Victoria Spadaro Grant, presidente de inovação e desenvolvimento comercial da Tate & Lyle.
Com a parceria estabelecida, a Tate & Lyle irá fornecer aos seus clientes a farinha de grão de bico Nutriati’s Artesa® e a proteína de grão de bico Artesa®. Ambos os ingredientes altamente funcionais oferecem uma experiência de sabor e mouthfeel superior e premium.
A farinha de grão de bico Nutriati’s Artesa® é um ingrediente extremamente versátil, que cria a oportunidade para textura e sabor únicos em panificados, snacks e carnes à base de plantas, por exemplo. O produto contém apenas 1% de gordura, o que é menos que qualquer outra farinha de grão-de-bico, e pode ser usado para diminuir o índice de gordura em alguns produtos e melhorar a gama nutricional em alimentos sem glúten. Já a proteína de grão-de-bico
Nutriati’s Artesa® é popular em formulações plant-based entre os segmentos de alimentos e bebidas, e na fortificação nutricional.
Este amplo mix de produtos à base de grão-de-bico será apoiado pela rede global da Tate & Lyle, que engloba de laboratórios, cientistas e equipe de técnicos de vendas, para sustentar ainda mais clientes na medida em que eles buscam acelerar o desenvolvimento de produtos para o mercado.
“O Artesa PureProcessTM, patenteado pela Nutriati, é uma solução de processamento versátil que extrai ingredientes funcionais de insumos vegetais. Nosso portfólio de ingredientes entrega uma solução da mais alta qualidade com pouco impacto sensorial, um alto nível de funcionalidade e práticas sustentáveis em toda nossa cadeia de abastecimento. Junto com a Tate & Lyle, esperamos alavancar os pontos fortes de ambas as partes e liberar ainda mais seu potencial completo”, finaliza Michael Todd, diretor executivo da Nutriati.