Ação amplia a posição da Tate & Lyle como líder mundial em soluções de ingredientes para alimentos e bebidas
São Paulo, 16 de novembro de 2022 – A Tate & Lyle PLC, anuncia uma nova adição ao seu portfólio de adoçantes: o Eritritol ERYTESSE™. Por meio de um acordo de distribuição de parceria estratégica com um fornecedor líder de eritritol, a adição desse produto expande a capacidade da empresa em ajudar seus clientes a atender à demanda do consumidor por produtos mais saudáveis, com redução de açúcares e calorias.
“O acordo de distribuição fortalece nossas soluções de adoçamento disponíveis, bem como nosso portfólio geral. Isso faz parte do nosso compromisso de transformar vidas através da ciência dos alimentos e ajuda nossos clientes a atender às expectativas dos consumidores para tornar os alimentos saudáveis mais saborosos e os alimentos saborosos mais saudáveis”, comenta Abigail Storms, Global Head of Sweeteners da Tate & Lyle.
O Eritritol ERYTESSE™ tem 70% do dulçor da sacarose e uma curva de perfil sensorial semelhante, com zero* calorias**. Ele pode ser usado sozinho, em diversas categorias, incluindo bebidas, laticínios, panificação e confeitaria ou em combinação com adoçantes, como a estévia e outros edulcorantes de alta potência, como a sucralose. O adoçante oferece uma experiência de sabor semelhante em produtos adoçados com açúcar e auxilia na formulação de alimentos e bebidas reduzidos em açúcares a um custo acessível. O eritritol pode ser usado, também, para criar soluções de adoçamento para alimentos que necessitem de recomposição de corpo e sensação na boca, afetados pela retirada ou redução da sacarose. Além disso, oferece boa estabilidade em altos níveis de calor ou acidez durante o processamento, tornando-o adequado para uma série de formulações.
“O Eritritol ERYTESSE™ possui sabor limpo e entrega volume em formulações, tornando-o perfeito para ajudar os fabricantes a atender a demanda por produtos reduzidos em açúcares”, completa a executiva.
Crescimento no lançamento de produtos de baixas calorias
Nos últimos cinco anos, a taxa global de crescimento anual para todos os lançamentos de produtos contendo eritritol com baixa, nenhuma ou redução de calorias foi de 22%, indicando demanda forte e consistente por este adoçante***.
A percepção e a conscientização dos benefícios do eritritol estão aumentando: 67% dos profissionais da indústria se sentem positivos sobre o ingrediente. Além disso, o número de consumidores nos EUA que se dizem muito propensos a comprar um produto que contém eritritol subiu para 23%, bem acima dos 6% de 2020****.
“As pessoas estão mudando seus hábitos alimentares e preferindo produtos com redução de açúcares, portanto os fabricantes estão procurando mais soluções que atendam a essa demanda e ainda ofereçam o sabor e a textura que os consumidores desejam. O novo acordo de parceria estratégica proporcionará segurança de fornecimento desses produtos e atenderá às demandas de curto e longo prazo de nossos clientes”, finaliza Abigail.
* Esse valor de informação pode variar de país para país, recomendamos revisar a regulamentação local aplicável.
** Regnat K, et ai. Appl Microbiol Biotechnol. 2018 janeiro;102(2):587-595
***Segundo dados da Agência de Inteligência Global Mintel: Mintel GNPD, 2017 – 2021, 5 Year CAGR, October 2022
**** Tate & Lyle USA Ingredient Tracker Wave 4, 2022.