Cubos Academy tem como missão investir na educação de novos profissionais e acelerar os que já estão no mercado
Enquanto o Brasil registra taxa de 11,1% de desemprego, o mercado de tecnologia experimenta um cenário bem diferente. De acordo com um estudo publicado pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), cerca de 53 mil pessoas se formaram por um ano em cursos de perfil tecnológico, em contrapartida, há uma demanda média anual de 159 mil profissionais de tecnologia da informação, o que traz um gap desafiador para os recrutadores e empresas que demandam cada vez mais de especialista da área.
Diante desse cenário, a Cubos Academy maior edtech nordestina focada 100% em empregabilidade, com atuação em todo o Brasil, investe na formação de novos talentos oferecendo uma oportunidade profissional no mercado. “Oferecemos educação para formar profissionais de tecnologia, mas também queremos aperfeiçoar os que já estão no mercado. Percebemos que as empresas se responsabilizam pela resolução desse gap, afinal, sem profissionais capacitados fica muito difícil expandir os negócios”, explica Thais Alonso, Head de negócios e parcerias B2B.
Recentemente, grandes players do mercado como o iFood e o Nubank investiram na formação de novos profissionais para compor os seus times de tecnologia e ajudar nas soluções das dores do mercado de tech. Embora exista uma grande procura do mercado B2C, o setor B2B está se tornando cada vez mais adepto à contratação de cursos de especialização na área para seus colaboradores. “Investir na educação dessas pessoas traz inúmeras vantagens para as companhias que buscam incessantemente pelo preenchimento de vagas em aberto, afinal, é possível moldar esses talentos de acordo com as necessidades especificadas”, aponta Thais.
O CEO da Cubos Academy, José Messias Júnior ressalta que entre os maiores benefícios que as empresas podem experienciar com essa responsabilização pela formação de novos profissionais, é a possibilidade de traçar o perfil profissional que deseja, com as hards e softs skills almejadas. “Aqui é possível desenvolver nesses estudantes todas as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para atender o escopo de trabalho da empresa. Isso colabora também para a diminuição das taxas de turnover e para a produtividade do time”, complementa.
A tendência é que o mercado demande cada vez mais profissionais da área de tecnologia, por isso, é necessário que as empresas estejam preparadas para gerar novas oportunidades e formar novos profissionais, assim como aconteceu com diversos alunos que passaram pela Cubos Academy por meio de parcerias com o setor B2B. ‘’A nossa experiência com o mercado Business to Business tem gerado bons frutos e muitas transformações. Nessa equação, todos saem ganhando. As empresas garantem mão de obra qualificada e os brasileiros desfrutam de mais oportunidades de trabalho’’, ressalta A Head de negócios e parcerias B2B.
Desde a sua criação, em 2020, a Cubos Academy já impactou mais de 100 mil alunos e conta com mentes engajadas em mudar este cenário e construir um ambiente baseado em confiança e incentivo. “Embora tenhamos muitos desafios, as empresas estão cada vez mais abertas sobre essa responsabilidade e necessidade de solucionar este problema”, finaliza José Messias Junior.