Olá, tudo bem?
Por conta dos acidentes ocorridos com patinetes elétricos em São Paulo, o prefeito Bruno Covas (PSDB) apressou o anúncio das regras de utilização do equipamento e, a partir de hoje, a Companhia de Engenharia do Tráfego passará a multar quem anda com o veículo na calçada ou sem usar capacete. Diante desta realidade, o Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia reuniu especialistas em trânsito, transporte público, bicicletas, saúde e informática para discutir o uso dos patinetes nas principais cidades do Brasil.
“Os patinetes chegaram rápido, com a força irresistível dos aplicativos e encontraram o governo desprevenido. Como consequência, surgiram acidentes em calçadas, faixas de pedestres e vias públicas”, explica Ivan Metran Whately, diretor do Departamento de Mobilidade e Logística do Instituto. “Hoje temos cerca de 5 mil patinetes no Brasil – 2 mil só em São Paulo – e a cidade está despreparada para receber este novo modo de transporte.”
Após a reunião, o Departamento de Engenharia de Mobilidade e Logística do Instituto de Engenharia sugeriu as seguintes providências:
- Regulamentar as regras de trânsito das patinetes (velocidade, sinalização, estacionamento etc) para o Brasil e as prefeituras devem regulamentar as normas de tráfego pelas calçadas e demais usos locais. Esta seria uma responsabilidade do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN);
- 2. Tornar obrigatório o seguro contra terceiros para locadores e vendedores individuais de patinetes;
- Criar um imposto sobre circulação de patinetes para custear melhorias do viário;
- Responsabilizar cada usuário pelo risco que assume ao não utilizar o capacete, que não precisa ser um acessório obrigatório;
- Promover a educação de trânsito, com enfoque nos novos modos (bicicleta elétrica, skate e monociclo);
- Desenvolver estrutura e equipe de fiscalização pela Prefeitura.
Para tirar essas ideias do papel, o próximo passo do grupo será consolidar um documento com propostas para os patinetes e apresentá-lo à Secretaria de Mobilidade e Transportes para a construção de uma política pública. Desta forma, o Instituto de Engenharia pretende contribuir para a criação de regras que tornem o trânsito mais seguro, sobretudo para os usuários deste novo meio de transporte.
Caso você queira conversar com o Ivan Metran Whately sobre a regulamentação de patinetes elétricos, por favor entre em contato comigo por e-mail (eri@tramaweb.com.br) ou por telefone (11 3181 5572).
Abraços!
Eri Yoshiy