São Paulo, outubro de 2014 – Depois de mais de 35 mil cópias vendidas do DVD ‘Bita e os Animais’, a Mr. Plot, produtora instalada na incubadora de economia criativa do Porto Digital – considerado um dos clusters mais inovadores do Brasil – colocará a venda o segundo volume de DVD do personagem. A aventura, nas lojas a partir da segunda semana de outubro, tem como tema brincadeiras infantis.
O projeto da Mr. Plot é um dos destaques do Portomídia, iniciativa de economia criativa do parque tecnológico pernambucano. A entrada do Porto Digital na área tem uma explicação: o estado é reconhecidamente um território de emergência cultural. Com fortes influências da cultura popular e o talento natural do pernambucano para a criatividade, a indústria cultural do estado se destaca nas áreas da música, do cinema e da fotografia.
A equipe do compositor Chaps Melo trabalha com músicas e animações próprias, criando um universo de personagens particular. "Queremos oferecer novas experiências, novas alternativas às famílias com crianças. Queremos com isso contribuir para a boa formação social dos nossos pequenos", explica o diretor de criação, que se inspira nas duas filhas, de um e quatro anos.
A Mr. Plot nasceu como editora digital infantil. Apostou desde o início em criar conteúdo inédito e autoral. Em um ano, a Mr. Plot lançou os livros digitais Circo Mágico do Bita e Circo Mágico do Bita 2, nas plataformas Android e iOS. Depois, veio o ABC do Bita, aplicativo para estimular o interesse de crianças pelo mundo das letras e palavras.
Os clipes da série Bita e os Animais foram lançados no dia das crianças de 2013 pelo Discovery Kids. Pouco depois, em dezembro, o DVD com o selo Sony Music chegava às lojas. A massificação logo mostrou resultados nas redes sociais. Hoje, os vídeos no Youtube já têm mais de 12 milhões de visualizações; no Facebook, mais de 54 mil pessoas curtiram a página Mundo Bita; números expressivos para um personagem que tem espaço nas mídias de massa digitais há um ano.
Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, reconhece o sucesso da startup. "Entre as empresas da incubadora do Portomídia, a Mr. Plot rapidamente percebeu seu nicho de atuação e investiu com acerto nas animações para o público infantil", comenta o especialista em empreendedorismo inovador.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.