São Paulo, novembro de 2014 – A Mr. Plot, startup de economia criativa responsável pela criação do personagem infantil Bita, é uma das candidatas ao Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2014, dado pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores). A premiação acontecerá no dia 3 de dezembro, em Brasília.
O projeto da Mr. Plot é um dos destaques do Portomídia, iniciativa de economia criativa do parque tecnológico pernambucano Porto Digital. A empresa nasceu como editora digital infantil, apostando em criar conteúdo inédito e autoral. Em um ano, lançou os livros digitais Circo Mágico do Bita e Circo Mágico do Bita 2, nas plataformas Android e iOS. Depois, veio o ABC do Bita, aplicativo para estimular o interesse de crianças pelo mundo das letras e palavras. Os clipes da série Bita e os Animais foram lançados no dia das crianças de 2013 pelo Discovery Kids.
Hoje, a startup tem contrato de licenciamento do personagem Bita, que aparece em peças de teatro, DVDs e no canal de TV a cabo Discovery Kids. No mês de outubro, chegou às lojas o segundo volume do DVD de clipes do personagem, "Bita e as brincadeiras". A equipe trabalha com músicas e animações próprias. "Queremos oferecer novas experiências, novas alternativas às famílias com crianças. Com isso, vamos contribuir para a boa formação social dos nossos pequenos", explica Chaps Melo, diretor de criação.
Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, lembra que a Mr. Plot sempre ganhou reconhecimento, entre as empresas que surgiram no Portomídia. "Considerando as startups da incubadora, a Mr. Plot rapidamente percebeu seu nicho de atuação e investiu com acerto nas animações para o público infantil", comenta o especialista em empreendedorismo inovador.
Promovido pela Anprotec, em parceria com o Sebrae, o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador reconhece e prestigia projetos, incubadoras de empresas, parques tecnológicos e empresas graduadas e incubadas, que, por meio de suas ações, serviços e produtos, fortalecem o empreendedorismo inovador no Brasil.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.