São Paulo, fevereiro de 2015 – Mais uma startup do Portomídia – braço de Economia Criativa do Porto Digital – vai ao mercado para revolucionar. Dessa vez, a Fanclout reinventa os tradicionais fã-clubes de artistas, aproximando os dois lados, por meio de experiências e desafios musicais exclusivos.
O site da Fanclout é uma plataforma online, que ajuda a manter uma base de fãs fiéis. A ideia é criar formas de interação que colaborem com o sucesso da banda ou artista, dando prêmios para os aficcionados. O portal também permite comércio de merchandising, monetizando para a banda.
Miguel Bahia, CEO da Fanclout, explica a proposta: "a internet democratizou o acesso à informação, mas também demoliu modelos estabelecidos com a cultura do ‘tudo é grátis’. Nesta mudança de paradigma, acreditamos que artistas precisam criar relações mais relevantes com os fãs, que estão dispostos a investir financeiramente quando se sentem mais engajados com seus ídolos", detalha.
Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, avalia a iniciativa. "O projeto de Bahia e sua equipe investe duplamente na área de Economia Criativa, com o desenvolvimento de uma plataforma para trazer visibilidade a músicos de todos os portes". "É importante lembrar que a startup tem três apoiadores de peso no mercado musical brasileiro, as bandas Mundo Livre S.A., Mombojó e Bonsucesso Samba Clube", destaca o especialista.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecime nto e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.