Sala de Imprensa | Spar
Voltar para sala de imprensa

SPAR Brasil S/A compra participação majoritária da SGRP

 Joint Venture se transforma em parceria estratégica com a manutenção de negócios internacionais e estima faturamento de meio bilhão em 2024

São Paulo, junho de 2024: A SPAR Brasil conquista maior independência e reforça compromisso com mercado brasileiro ao anunciar a aquisição da participação majoritária da SPAR Group (SGRP), por meio de seus acionistas atuais e o fundo norte-americano, Earth Investiments.

A joint venture iniciou suas operações no país em 2016, por meio da aquisição da New Momentum, parte do grupo Interpublic. Desde então, a empresa obteve um crescimento aproximado de 330%, conquistando grandes clientes no mercado de bens de consumo. Em seu portfólio de clientes, a companhia se orgulha de parcerias de longo prazo com empresas como Red Bull, Suvinil, Cargill, JBS, Wella entre outras gigantes do mercado de bens de consumo.

Atuando no segmento de Trade Marketing, por meio de táticas de merchandising e inteligência de dados, a SPAR Brasil apoia fabricantes na venda de seus produtos ao consumidor final em lojas do varejo brasileiro. Para 2024, a companhia projeta um faturamento de meio bilhão de reais.

“Tivemos uma excelente performance comercial e financeira nesse período e notamos que a demanda por nossos serviços tem aumentado. Assim, enquanto geramos um excelente retorno financeiro para a SGRP, nesta nova fase, temos a oportunidade de adicionar mais velocidade ao nosso negócio, por meio de investimentos dedicados ao Brasil” afirma Jonathan Dagues, fundador e CEO da SPAR Brasil.

A empresa manterá as práticas de governança corporativa vigentes, incluindo auditoria financeira independente, atualmente realizada pela BDO, além de um conselho deliberativo diversificado. O acordo societário inclui o licenciamento da marca SPAR, permitindo que a companhia continue operando com o mesmo nome comercial.

A nova estrutura societária em nada muda as entregas para os clientes e colaboradores, porém potencializa as oportunidades de forma mais simples e ágil. Esse novo momento proporcionará maior velocidade em decisões estratégicas, fazendo com que a SPAR seja cada vez mais protagonista no ponto de venda. Além disso, a aliança global com a SGRP Group manterá laços fortes de troca de experiências e tendências, além de garantir a sinergia entre operações internacionais.

“Esta tem sido uma ótima joint venture para a SPAR. Manteremos nosso relacionamento com o negócio no Brasil, pois pode agregar valor aos clientes. Estamos confiantes no desempenho do negócio nesta nova fase.” disse Mike Matacunas, CEO da SPAR Group.

Para oferecer soluções de Trade Marketing em aproximadamente 20 mil lojas em todo o território nacional, é necessário um grande contingente de pessoas. Atualmente, a companhia gera 6.500 empregos diretos e estima gerar mais 1.000 empregos até o final de 2024.

Além do cliente, a SPAR coloca seus colaboradores no centro da estratégia e deve olhar para o futuro com maiores investimentos direcionados para manter o desenvolvimento de uma equipe de alta performance, e para tecnologias, incluindo sistemas de roteirização com inteligência artificial aplicada e inteligência de dados para apoiar seus clientes na tomada de decisão.

Com a entrada de novos competidores, o mercado se movimentou com diversas fusões e aquisições no setor. No entanto, a companhia afirma seu interesse em se manter independente e com planos ambiciosos de crescimento. “Desejamos atuar na outra ponta, a de comprador, pois o mercado apresenta interessantes oportunidades, em especial com foco em tecnologia e regionalização,” afirma Dagues.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: