Desafio é resultado de parceria entre Porto Digital, Greenpeace e Secretaria de Meio Ambiente. Empresa vencedora vê Recife como referência na área de Ciência da Informação
São Paulo, 05 de junho de 2012 – A empresa EcoManager, de Sorocaba (SP), é a grande vencedora do Desafio Porto Digital para a Sustentabilidade das Cidades. O Desafio, promovido pelo Porto Digital, em parceria com o Greenpeace e com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS), teve ao todo 17 trabalhos inscritos e tem como objetivo incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de inteligência para uma cidade sustentável, ou seja, resolver os problemas das grandes cidades através de soluções tecnológicas.
A votação aconteceu na tarde de sexta por uma comissão julgadora composta por Vitor Andrade, coordenador da Incubadora Cais do Porto, Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha de Energias Renováveis do Greenpeace Brasil, Cristiano Coelho de Araújo, professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE e Fernando Teco Sodré, CEO da IKEWAI Holding e Haim Mesel, gestor Regional do fundo Criatec.
EcoManager
A EcoManager venceu o desafio com uma solução para a ineficácia do gerenciamento de resíduos sólidos através da otimização dos serviços governamentais, via software de integração: "Trata-se de um softwarte que integra os serviços de coleta. Como você pode garantir que o produto recolhido na sua casa foi realmente reciclado ou ao menos encaminhado para o lugar certo de descarte? É isso que propomos resolver", explica Paulo Camargo, um dos sócios da EcoManager.
Atenção voltada para o Recife
Além de um dos sócios da EcoManager ter mestrado e doutorado na UFPE, a escolha da empresa para embarcar no Porto Digital, em Recife, se deve ao fato de a cidade, notoriamente, se firmar cada vez mais como uma referência na área de Ciências da Informação. “Assim como nossa empresa, Recife tem seguido passos certeiros rumo à inovação e ao empreendedorismo”, diz Paulo. “E quando soubemos do Desafio, que tem um viés fortíssimo em sustentabilidade, e que, acima de tudo, visa implementar ideias que antes só vinham sendo discutidas no campo conceitual, não tivemos dúvidas: inscrevemos nosso projeto.”
Segundo Paulo, a solução proposta pela EcoManager vai ao encontro de necessidades imediatas da administração pública. “Existem hoje diversas soluções para diversos problemas ligados aos resíduos sólidos, mas a maioria propõe saídas isoladas, o que faz com que a efetividade seja muito baixa no Brasil. Tanto é que somente 13% de nosso lixo vão para a compostagem ou para reciclagem”, esclarece. E é aí que entra a solução da EcoManager: “Gerenciamos a coleta e a reciclagem de forma integrada. Nossa solução é modular, o que permite que ela seja aplicada em qualquer cidade, independentemente de seu porte. Além disso, ela independe também da gestão pública, sendo viável economicamente para todos os envolvidos”, explica.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Empresa: Porto Digital
Jornalistas responsáveis
Sobre a Trama
Há 15 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twitter, podcast, videocast, release 2.0, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.