São Paulo, 07 de julho de 2004 – A Sociedade do Sol, organização não-governamental residente no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) responsável pelo desenvolvimento de aquecedores solares populares, vai doar kits didáticos de aquecimento solar a escolas da Grande São Paulo. O presidente da ONG Augustin Woelz acredita que escolas do ensino fundamental e médio são caminhos naturais para a rápida multiplicação das tecnologias solares, entre a maioria da população de baixa renda.
Para participarem deste projeto, os professores de física e ciências naturaisdevem fazer contato pelo telefone (11) 3039-8317. Os kits são formados de materiais simples, como dutos de PVC, forros (divisórias) de escritório, adesivos, potes de plástico, eletrodutos de PVC, entre outros. “Como os kits têm um baixo custo, esperamos que professores, auxiliares, representantes da comunidade e Secretarias de Educação assumam a sua multiplicação, levando-os aos 55 milhões de alunos presentes nas mais de 200 mil escolas do Brasil”, afirma o presidente da ONG.
O projeto do Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) está inserido no Programa Energia Brasil, da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep/MCT). A Sociedade do Sol tem o objetivo de disseminar, por meio da autoconstrução, a utilização da energia solar no aquecimento de água para cerca de 36 milhões de lares em todo o País.
A ONG disponibiliza gratuitamente em seu site www.sociedadedosol.org.br três manuais de manufatura do ASBC, para interessados em desenvolver a tecnologia em seu lar.
Kit Solar Didático – Sociedade do Sol
Site: www.sociedadedosol.org.br
e-mail: secretaria@sociedadedosol.org.br
Telefone: 11-3039-8317, falar com Maria Emília Soares